Publicidade

Vai trocar de monitor nesta Black Friday? Veja 5 dicas para não errar na compra

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Canaltech
Canaltech

A Black Friday é a oportunidade perfeita para dar aquele upgrade no setup. O sonho de todo PC gamer é ter a melhor máquina possível, mas muitas vezes focamos tanto em processador e placa de vídeo que esquecemos da "janela" para os nossos jogos: o monitor. De nada adianta ter uma GPU topo de linha se a tela não acompanha o ritmo.

Escolher o monitor ideal pode ser confuso com tantas siglas e números. Para te ajudar a não gastar dinheiro à toa e encontrar o equilíbrio entre custo e benefício, o Canaltech separou cinco dicas essenciais para acertar na hora de comprar o seu novo monitor na Black Friday.

As dicas são baseadas no perfil de uso e nas especificações técnicas que realmente importam.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

1. Monitor para games competitivos ou AAA?

Antes de passar o cartão, é fundamental saber qual será o uso principal do monitor, pois isso muda drasticamente a prioridade das especificações. Se o seu foco está em títulos competitivos como Counter-Strike, Valorant e Fortnite, a prioridade deve ser velocidade e tempo de resposta, já que estamos falando de jogos mais leves onde cada milissegundo conta.

Por outro lado, para jogos AAA, onde a taxa de FPS não será necessariamente altíssima, o foco precisa mudar para a qualidade de imagem e fidelidade de cores. Entender essa diferença é o primeiro passo para não pagar caro em recursos que você não vai usar ou, pior, comprar uma tela que te deixa em desvantagem nas partidas online.

2. Cuidado com a densidade de pixels

Tamanho de tela não é tudo em um monitor, já que um modelo gigante e com resolução baixa pode ser um tiro no pé. Para quem joga em 1080p (Full HD), o ideal é manter-se em modelos de 24 ou 25 polegadas.

Se você faz questão de uma tela maior, saiba que o tamanho máximo recomendado para Full HD é de 27 polegadas, e ainda corre o risco de a densidade de pixels ser um fator que atrapalhe a sua experiência. Por isso, existem vários monitores de 27" que já oferecem a resolução QHD (1440p), combinação que gera ótima definição.

Continua após a publicidade

3. Escolhendo o painel

A tecnologia do painel dita a qualidade das cores e os ângulos de visão. Para a maioria dos jogadores que buscam qualidade visual, especialmente em jogos de campanha e mundo aberto, a preferência deve ser por painéis IPS. Eles oferecem uma reprodução de cores superior aos antigos painéis TN e também VA, sem sacrificar tanto a velocidade.

Agora, se o orçamento não for problema e você busca o que há de melhor no mercado entusiasta, monitores com painel QD-OLED são o novo patamar, oferecendo pretos perfeitos e uma densidade de pixel incrível, como visto nos modelos mais recentes da Alienware. Porém lembre-se que essa tecnologia custa consideravelmente mais caro.

4. Taxa de atualização e tempo de resposta

Continua após a publicidade

Para os jogadores competitivos que citamos na primeira dica, o "sweet spot" atual do mercado são monitores de 1080p com taxa de atualização de 180 Hz e tempo de resposta de 1 ms. Esses modelos já podem ser encontrados por preços acessíveis, custando menos de R$ 800 em promoções.

Já para quem prefere a qualidade gráfica dos jogos AAA, não é necessário buscar esse tipo de velocidade. Uma taxa de atualização de imagem de 120 Hz já é excelente para garantir fluidez sem exigir um hardware da NASA para empurrar tantos quadros. Claro, vale ressaltar, se o preço valer a pena em relação a 165 ou 180 Hz.

5. Combine o monitor com a potência da sua GPU

Continua após a publicidade

O erro mais fatal é comprar um monitor 4K de alta frequência se a sua placa de vídeo não aguenta o tranco. Jogar em 4K com altas taxas de quadros exige um investimento enorme em hardware, geralmente necessitando de placas da série RTX xx90, como a RTX 5090.

Se você tem uma placa mainstream, como uma RTX 5060 ou RX 9060 XT, o ideal é focar no Full HD de alta velocidade, onde essas placas entregam uma ótima experiência. Elas até conseguem encarar games em 1440p também, às vezes precisando de upscaling ou geração de quadros. Comprar um monitor muito acima da capacidade do seu PC é desperdício de dinheiro, a menos que você já esteja planejando um upgrade completo da máquina.

Veja mais do CTUP: