Dia Mundial do Backup: você já salvou seus arquivos hoje?

Por Redação | 31 de Março de 2022 às 09h30

Link copiado!

PUBLIEDITORIAL
Canaltech
Canaltech
Tudo sobre Western Digital

Vivemos em um mundo digital, em que não apenas salvamos nossas memórias mais valiosas em um computador ou celular, como também lidamos com documentos, apresentações e outros arquivos essenciais diariamente em dispositivos eletrônicos. Diante disso, seja por acidentes ou pelo fato de que os dispositivos eletrônicos não duram para sempre, todas essas informações estão suscetíveis a serem perdidas.

No Dia Mundial do Backup, celebrado anualmente no dia 31 de março, detalhamos o que é exatamente o backup, os motivos de ser tão importante e o que podemos fazer para que seja realizado automaticamente em um computador, o que ajudará na proteção contra qualquer perda de informações.

O que é e por que fazer backup?

O backup é uma cópia dos arquivos mais importantes de um computador ou outro dispositivo realizada fora do armazenamento original, como na nuvem ou em um HD ou SSD externo. Ele permite que esses dados tenham redundância, ou seja, estejam armazenados em mais de um lugar, evitando dores de cabeça ao ajudar a garantir que você sempre tenha acesso a essas informações mesmo se algum acidente acontecer com os arquivos originais.

A perda de arquivos é um problema bastante comum, e possui inúmeras causas: equipamentos eletrônicos podem estar suscetíveis a falhas técnicas que corrompem arquivos, incluindo quedas de energia, conflitos de software, longo tempo de uso ou mesmo contaminação por vírus. Os dados também podem ser perdidos por falha humana, cliques acidentais ou substituição não intencional dos arquivos.

Além de tudo isso, dispositivos portáteis, como notebooks e celulares, podem ser perdidos ou roubados, podendo resultar na perda total das informações caso o equipamento não seja recuperado. A prática do backup te protege de todos esses cenários, e é bastante simples de ser feita.

Como fazer backup no seu computador

Um dos jeitos mais simples de se fazer backup é utilizando um HD externo. Ao conectá-lo ao seu computador, basta seguir os passos abaixo para que o próprio PC realize o backup de informações periodicamente:

Windows

  • Na barra de pesquisa, procure por "Histórico de Arquivos"
  • Na nova janela, clique em "Selecionar Unidade"
  • Escolha seu HD externo na lista que surgir, e clique em OK
  • Clique em "Ativar" para que o backup comece a ser feito

Mac

  • Abra o menu clicando no logotipo da Apple no canto superior esquerdo da tela, e escolha "Preferências do Sistema"
  • Clique em Time Machine
  • Clique em "Selecionar Disco"
  • Selecione o seu HD externo e, em seguida, clique em "Usar Disco"
  • No caso de MacBooks, lembre-se de reconectar o HD externo periodicamente para que o backup possa ser feito

Linux (Ubuntu)

  • Clique no botão "Ubuntu" e digite "Backup"
  • Clique no resultado de pesquisa "Backup"
  • Clique em "Mostrar apenas minhas configurações de backup"
  • Selecione a opção "Backups automáticos" para ativá-la
  • Na aba "Armazenamento", selecione o seu HD externo
  • Na aba "Agenda", defina com que frequência o backup será feito
  • Na aba "Visão geral", clique em "Fazer backup agora" para realizar um novo backup

HD Externo WD My Passport™ é opção simples e versátil para backups

A WD, marca da Western Digital, oferece uma variedade de armazenamento confiável para todas as necessidades, incluindo o uso doméstico ou profissional, com alta capacidade de armazenamento, segurança dos dados e altas velocidades. Entre os vários dispositivos de armazenamento que a empresa oferece, o HD Externo WD My Passport é a opção mais simples, portátil e versátil para se realizar backups.

Com até 5 TB* de armazenamento e conexão USB 3.2 Gen 1, a unidade possui criptografia AES de 256 bits integrada com senha configurável para manter seus dados ainda mais seguros, além de software para programar seu backup automático.

O My Passport é ainda vendido em diferentes cores, para você escolher a que mais combina com você.

Você pode encontrar as melhores ofertas em armazenamento para este Dia Mundial do Backup clicando aqui.

*1TB = 1 trilhão de bytes. A capacidade real do usuário pode ser menor dependendo do ambiente operacional.