Desempenho médio de CPUs parou de crescer nos últimos anos
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

O software de benchmark PassMark, baseado em informações de seu próprio banco de dados, revelou nesta semana que o desemenho médio das CPUs estagnou e até caiu um pouco nos dois últimos anos. Isso aconteceu em processadores para desktop, mas a queda foi mais acentuada no segmento mobile.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Características mais importantes nos processadores Intel
- Dicas para aumentar o desempenho de CPUs AMD Ryzen
O gráfico abaixo mostra que a maior evolução recente aconteceu entre 2017 e 2018, quando a linha Ryzen de CPUs da AMD chegou ao mercado e forçou a Intel se reinventar. O crescimento em nível de desempenho seguiu aumentando bastante nos anos seguintes, estagnando em meados de 2023.
Segundo o PassMark, essa queda de performance em CPUs a partir de 2024 é inédita em duas décadas de dados coletados. Na publicação na rede social X, os responsáveis pelos dados se questionam sobre o que teria levado a essa diminuição: "talvez pessoas comprando hardware mais baratos ou máquinas com pouco consumo?".
Segmento high-end de CPUs parou de evoluir
Outro gráfico mostra que nenhuma CPU lançada em 2024 ou 2025, até o momento, supera o AMD Ryzen Threadripper PRO 7995WX, processador que chegou em 2023. Isso é um indício de que o segmento high-end, isoladamente, também não evoluiu mais.
Além disso, o PassMark aponta ainda que o número de pessoas com processadores com mais de 8 núcleos também estabilizou entre 2020 e 2021. Isso significa que usuários com CPUs com menos núcleos não têm feito upgrade desse componente.
O último levantamento da Valve referente à pesquisa de hardware com o Steam mostra que processadores de 6 e 8 núcleos tiveram queda entre os usuários da plataforma em janeiro de 2025. Em contrapartida, processadores com mais núcleos, como 10 a 20 núcleos, registraram aumento, embora muito tímido, nenhum na casa de 1%.
Veja mais do CTUP:
- Ryzen 7 9800X3D é o novo rei dos games; entenda motivo
- PS5 Pro: qual é o processador equivalente em um PC gamer?