Depois de "susto", AMD volta atrás e mantém suporte para RX 5000 e 6000
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

Não é raro fabricantes de placas de vídeo deixarem de dar suporte a GPUs antigas. Porém a AMD deu um susto em donos de GPUs RDNA e RDNA 2, que nem são tão velhas assim, dizendo que elas entrariam em "modo manutenção" e não receberiam otimizações para novos jogos. Agora, o Time Vermelho voltou atrás e garantiu que placas Radeon RX 5000 e Radeon RX 6000 continuarão a receber os drivers normalmente, mas não serão os mesmos dos chips mais atuais.
- Entenda a nomenclatura das placas de vídeo AMD Radeon
- Quando vale a pena comprar um processador AMD Ryzen 5?
Depois de esclarecer a situação confusa para a mídia internacional, a AMD resolveu publicar em seu próprio site como ficará a situação dessas GPUs mais antigas. Segundo a publicação, o driver Adrenalin 25.10.2 trouxe a divisão entre arquiteturas, caminho que será traçado de agora em diante.
Drivers serão diferentes para as gerações de GPUs da AMD
A AMD diz que esse novo driver traz um "braço" para GPUs RDNA e RDNA 2, e um outro para as placas baseadas em RDNA 3 e RDNA 4. Mas isso não significa que o fim ao suporte para as GPUs mais antigas chegou, já que elas ainda continuarão recebendo otimizações para novos jogos, além de atualizações de segurança e correções de bugs, assim como as placas de vídeo mais recentes.
"A diferença é que esses produtos agora se beneficiam de um braço de drivers dedicado e estável, construído com base em anos de ajustes e otimização. Essa abordagem ajuda a proporcionar uma experiência mais suave e consistente para seus jogos, ao mesmo tempo em que isola as GPUs da geração anterior das rápidas mudanças projetadas para arquiteturas mais recentes", explica a AMD.
O Time Vermelho deixa claro que está comprometido com o suporte as GPUs Radeon, não importa a geração. Difícil dizer se isso foi algo intencional e alterado depois da reação amplamente negativa da comunidade, ou uma informação errada que acabou sendo publicada e depois corrigida.
Algumas Radeon RX 6000 estão entre as GPUs mais populares da AMD na pesquisa de hardware do Steam. Deixar de suportá-las causaria um grande impacto entre os PC gamers.
Veja mais do CTUP:
- AMD confirma processadores Ryzen Zen 6 "Medusa" para 2027
- Falha grave em CPUs AMD e Intel permite acesso a informações sensíveis
- Mais confuso que nunca: AMD lança Ryzen 10 e 100 baseados em CPUs antigas
Fonte: AMD