Publicidade

De forma inteligente, SSD amplia velocidade e redefine conectividade

Por| Editado por Rui Maciel | 24 de Maio de 2021 às 10h00

Link copiado!

Envato / BooStock
Envato / BooStock

Por Luciano Beraldo*

Se os principais notebooks do mercado apresentam desempenho cada vez mais alto, uma das explicações está em uma importante evolução tecnológica: o SSD, sigla para Solid State Drive, em inglês, ou algo como Unidade de Estado Sólido, em português. É um tipo de armazenamento muito mais rápido do que um HD convencional, como chamamos a unidade de Disco Rígido, além de oferecer outras vantagens, como menor consumo de energia e maior confiabilidade e leveza, por não conter partes mecânicas, permitindo ampliar desempenho, mobilidade e autonomia de bateria de um notebook.

O avanço mais aparente representado por essa tecnologia é determinado pela sua própria construção. Enquanto o HD tem uma lógica similar à de um toca-discos, usando um braço mecânico para acessar informações gravadas em discos magnéticos que rodam em grande velocidade, a conexão do SSD é bem mais dinâmica, mantendo os dados em chips de memória, proporcionando um acesso quase instantâneo.

Alguns notebooks permitem uma configuração híbrida, onde há um SSD e um HD funcionando em conjunto. Desta forma, é possível aproveitar a velocidade do SSD para carregar o sistema operacional e rodar os aplicativos mais utilizados, enquanto o HD pode ser usado para salvar os dados que ocupam mais espaço e não são acessados com tanta frequência.

Continua após a publicidade

O SSD também pode ser adicionado a notebooks que não o contenham em sua configuração original de fábrica. Os formatos mais comuns podem ser utilizados em substituição ao HD original ou em encaixe separado, para trabalhar em conjunto com o HD original, de forma híbrida. Ao fazer um “upgrade”, instalando um SSD, é sempre recomendado que o sistema operacional seja instalado na nova unidade, para obter o máximo de desempenho que a nova tecnologia proporciona.

Está claro como o SSD eleva o desempenho de um notebook a um novo patamar e sua aplicabilidade está totalmente conectada às exigências cada vez maiores dos usuários. A relação entre armazenamento e velocidade de um SSD é pontuada pela precisão e assertividade, redefinindo o conceito de uso de computadores e notebooks e cumprindo diretamente o objetivo da tecnologia de beneficiar o cotidiano e transformar a vida das pessoas.


*Luciano Beraldo é gerente sênior da área de notebooks da Samsung Brasil