CPUs Intel Core Ultra 200 Plus vão ter mais núcleos eficientes e clocks maiores
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

A próxima geração de CPU da Intel para desktop, Nova Lake, chega somente em 2027. Enquanto isso, o Time Azul terá um meio termo para o próximo ano e ele se chama Arrow Lake Refresh. Novos rumores agora apontam para as especificações de três SKUs, posicionados nos segmentos Core Ultra 5, 7 e 9, com mudanças nas frequências e até maior quantidade de núcleos.
-
Core i3, i5, i7 ou i9: qual é a diferença entre eles?
- Vale a pena comprar CPU Intel Core i5 em 2025?
Com o nome Arrow Lake Refresh, isso significa que a nova série será baseada na atual, Core Ultra 200 (Arrow Lake), mas com melhorias pontuais. Segundo o Videocardz, o processador copo de linha, Core Ultra 9 290K Plus, que é um 285K com outro nome, terá somente um boost muito tímido de 100 MHz, chegando a 5,8 GHz com os núcleos de desempenho, e 4,8 GHz nos núcleos eficientes.
Core Ultra 5 e 7 terão mais núcleos eficientes
As maiores mudanças acontecem nas CPUs de nível mais baixo. O Core Ultra 7 270K Plus, baseado no 265K, ganhará quatro núcleos eficientes a mais. Assim, ele terá a mesma configuração do Core Ultra 9 com oito núcleos de desempenho mais 16 eficientes. Já os clocks permanecem os mesmos do SKU base: 5,4 GHz.
Por último, o rumor menciona o Core Ultra 5 250K Plus, que tem como base o 245K da atual geração. Esse é mais um processador que terá aumento na quantidade de núcleos eficientes, quatro a mais, entregando a configuração de seis núcleos de performance e 12 eficientes. O clock máximo também aumenta em 100 MHz, subindo para 5,3 GHz. A vantagem é que, mesmo com essas melhorias, o TDP se mantém em 125W.
Esse novo rumor revela também que o lineup de processadores Core Ultra 200 Plus aumentará o suporte a memória RAM DDR5 mais rápida, saindo de 6400 MT/s para 7200 MT/s.
Observando a nova nomenclatura das CPUs Arrow Lake Refresh, vemos que os números são maiores em relação à atual série. Por exemplo: 285 para 290 e 265 para 270. Isso, dá para imaginarmos, visa identificar os SKUs mais fortes, aliado ao "Plus" no final para ajudar nessa identificação e não confundir o usuário.
Veja mais do CTUP:
- Intel perde executivos de IA e data center para OpenAI e AMD
- Intel detalha CPUs Core Ultra Series 3 e debate o futuro dos AI PCs no Brasil
- CPU Intel Bartlett Lake topo de linha deve ter apenas 12 núcleos de performance
Fonte: Videocardz