Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como crimpar um cabo de rede Ethernet

Por| Editado por Wallace Moté | 10 de Fevereiro de 2022 às 10h30

Link copiado!

Ann H/Pexels
Ann H/Pexels

A Internet cabeada traz uma série de vantagens em relação à rede sem fio, como uma conexão com maior estabilidade, segurança e até mesmo maior velocidade, dependendo da situação. Ter um cabo em seu computador, Smart TV ou videogame é, então, uma solução a ser considerada.

Um problema é que os cabos prontos têm tamanhos pré-definidos que podem ser mais ou menos do que você realmente precisa. A solução é montar o seu próprio cabo, já com o tamanho que se precisa. Mas como fazer isso?

Continua após a publicidade

Crimpar um cabo de rede é basicamente montar o seu próprio cabo. Existem algumas etapas a serem seguidas para que o cabo funcione corretamente, principalmente referente à ordem em que os fios são colocados dentro do conector RJ45.

Que aplicação se dá no cabo depois de "crimpado"?

Depois de pronto, o seu cabo pode ser utilizado para levar a conexão com a Internet do roteador central da sua casa para o seu computador, ou então para um roteador secundário Wi-Fi, por exemplo. Caso vá utilizar para conectar diretamente em seu computador ou notebook, existem algumas vantagens.

A primeira é a facilidade de uso, bastando plugar diretamente no seu dispositivo e usar. Além disso, em comparação com o Wi-Fi, quase sempre dá para conseguir a velocidade contratada pelo seu plano de Internet, assim como ter maior estabilidade por não possuir interferências externas.

Continua após a publicidade

O que é preciso para crimpar um cabo de rede

Para poder montar o cabo, é preciso ter pelo menos dois conectores do tipo RJ-45 (sempre bom ter alguns reservas), um cabo de rede do tamanho e tipo de sua necessidade, um alicate de corte, estilete e um alicate de crimpar RJ-45.

Dá para crimpar sem o alicate de crimpar?

É possível, sim, crimpar sem o alicate de crimpar, utilizando outras ferramentas como, por exemplo, uma faca de cozinha ou uma chave de fenda. Mas isso pode levar muito mais tempo para ser feito, além de a qualidade final não ficar próxima do que é obtido com equipamento próprio para isso, acarretando em possíveis problemas de mal contato que vão prejudicar a experiência de uso.

Continua após a publicidade

Como crimpar um cabo de rede?

1) Corte as duas extremidades do cabo;

2) Remova cerca de 3 cm da estrutura externa de plástico de cada ponta. Dessa forma, quatro pares de fios serão expostos;

3) Separe todos os oito fios e deixe-os um ao lado do outro, com um pequeno espaço entre eles;

Continua após a publicidade

4) Coloque-os na ordem correta.

Importante dizer que existem dois padrões de ordem de cada fio, chamados de T568A e T568B. Se os fios não forem posicionados em uma dessas duas formas, a Internet não vai funcionar. Além disso, é importante se certificar de usar o mesmo padrão nas duas pontas do cabo.

Até existem aplicações para uma ligação de rede crossover (onde os cabos contam com pontas distintas), mas não é o que abordaremos neste momento.

Continua após a publicidade

Aqui, vamos utilizar o padrão T568A, que tem a ordem, da esquerda para a direita: branco/verde, verde, branco/laranja, azul, branco/azul, laranja, branco/marrom e marrom.

Agora o resto da montagem:

5) Compare com o tamanho do conector RJ-45 e corte o excesso;

6) Segure os fios firmemente, em ordem, e com a parte superior do conector de frente para você, encaixe os fios dentro dele;

Continua após a publicidade

7) Coloque o conector, com os fios já posicionados dentro, na parte interna "8P" do alicate de crimpar, e aperte;

8) Repita o procedimento na outra extremidade, se certificando de usar o mesmo padrão de cores;

9) Conecte uma ponta do cabo em um dispositivo com porta Ethernet e a outra no seu roteador para testar.