Chip Apple M5 é até 17% mais rápido em relação à geração passada
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

A Apple revelou os primeiros produtos equipados com o SoC M5, sua nova geração de chips. Os primeiros benchmarks envolvendo o MacBook Pro e iPad Pro já saíram, mostrando superioridade de até 17% sobre o M4 e diferenças do novo hardware entre os primeiros produtos que contam com a novidade, que são basicamente em frequências de CPU, mas que já afetam o desempenho.
-
Testamos o iPhone Air: um erro óbvio e uma grande surpresa positiva
- iPhone 17 Pro é a mudança que a Apple precisava, mas não é tudo isso
Um teste feito no Geekbench 6 com o MacBook Pro mostra que o chip M5 alcançou 4.263 pontos em single-core. Isso é cerca de 13% mais desempenho que a geração anterior e mostra o avanço a nível de arquitetura. Em relação ao teste com múltiplos núcleos, a vantagem vai além e chega a 17%.
Briga entre CPUs Arm de nova geração
Comparando com a próxima geração de CPUs Qualcomm Snapdragon X2 Elite, que ainda não foram revelados, mas já tiveram vazamentos, existe uma leve vantagem (cerca de 4%) em single-core para a Apple. Apesar disso, o novo componente da Maçã fica atrás em multithread devido à contagem de núcleos: são apenas 8 contra 18 dos Snapdragon.
Os testes feitos no Geekbench também nos dão uma ideia também da diferença de desempenho entre um MacBook Pro e um iPad Pro com o mesmo SoC M5. Como um notebook tem a vantagem de um sistema de refrigeração adequado, o MacBook Pro chega a ser até 9% mais forte do que o tablet da Apple por conta de clocks maiores.
A configuração do chip é a mesma para ambos os produtos, mas no caso do notebook, as frequencias dos núcleos de CPU são 4,61 GHz, contra os 4,43 GHz do iPad Pro. Isso por si só já gera a diferença 3% em single-core e 9% em multi-core.
Até o momento, a Apple não revelou as variantes do chip M5. Nas outras gerações, existem configurações mais fortes com os chips Max e Ultra, trazendo mais núcleos e frequências maiores, algo que aumenta consideravelmente o desempenho em relação ao SoC base.
Veja mais do CTUP:
-
Quanto vale a pena pagar na GeForce RTX 5050 na Black Friday 2025?
- Quanto vale a pena pagar na GeForce RTX 5060 na Black Friday 2025?
- Quanto vale a pena pagar na GeForce RTX 5060 Ti de 16GB na Black Friday 2025?