Publicidade

China acusa Taiwan de entregar a TSMC como souvenir aos EUA

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/TSMC
Divulgação/TSMC
Tudo sobre TSMC

Taiwan detém a maior fábrica de semicondutores do mundo e os maiores clientes da TSMC são empresas norte-americanas. Essa relação, segundo a agência de notícias Reuters, tem incomodado a China. O país, que defende que a ilha lhe pertence, afirma agora que a fábrica taiwanesa está sendo dada como "souvenir" para os EUA, seu maior rival comercial.

Essa história começou com rumores sobre investimentos na Intel por parte da TSMC, algo que surgiu na imprensa estadunidense recentemente. Nenhuma das duas empresas comentaram oficialmente a questão, e o governo taiwanês diz não saber nada sobre o assunto.

Em uma conferência nesta semana, Zhu Fenglian, porta-voz do escritório de negócios em Taiwan da China, alegou, sem apresentar evidências, que as pessoas na ilha estariam preocupadas com o país se tornando uma espécie de fábrica dos EUA:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
"A fim de obter ganhos egoístas, as autoridades do Partido Democrático Progressista fizeram livremente exigências de forças externas, usando o setor de semicondutores de Taiwan e empresas poderosas para conseguir um pé na porta para confiar em países estrangeiros para buscar a independência, e até mesmo dá-los como souvenir".

Taiwan comenta sobre o assunto

Já o conselho de negócios de Taiwan disse somente que está respondendo às novas políticas de mercado do governo de Donald Trump:

"Em resposta aos desafios impostos pelas novas políticas de Trump em relação ao nosso setor de semicondutores e à TSMC, nosso governo trabalhará em estreita colaboração com o setor para manter a posição de liderança de Taiwan no campo da tecnologia avançada".

Essa tensão é delicada e por mais que um conflito propriamente dito possa não acontecer, existe uma chance de abalar toda a cadeia produtiva de semicondutores do mundo, que é amplamente concentrada na China e Taiwan.

Veja mais do CTUP:

Continua após a publicidade

Fonte: Reuters

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*