Aprenda a fazer o processo de overclock no RAM do seu computador

Por Redação

Você sabe o que é overclocking? O processo nada mais é do que o ato de forçar um elemento do computador a rodar numa frequência maior do que o padrão, geralmente para aumentar o desempenho do hardware. Dos componentes que podem ser ajustados, o CPU é o mais comum a receber essa modificação.

Por outro lado, existem outras formas de utilizar a técnica se você é daquelas pessoas que gostam de fuçar um pouco mais a fundo o computador.

BIOS

A velocidade RAM nos últimos anos tem quase triplicado em frequência, o que significa que a performance pode ser melhorada dramaticamente em certos programas computacionais.

É importante ter em mente, entretanto, que quanto mais você força a sua frequência de RAM, mais a CPU irá sofrer com isso. Em outras palavras, pode significar um oveclock final de desempenho menor para as capacidades do seu computador.

Por outro lado, os APUs da AMD, embora sejam uma solução gráfica de menor poder, irão se beneficiar imensamente desse crescimento em frequência.

Então, o que tudo isso significa? Aprenda no passo a passo:

1 - Qual é a frequência?

Identificar a frequência RAM na compra do computador é crucial. Nós não aconselhamos você a comprar nenhum equipamento com menos de 1.600MHz, o que é o mínimo para um computador voltado a jogatina nos dias de hoje.

Com Skylake e DDR4 aparecendo no mercado, é aconselhado se segurar um pouco na hora da compra e esperar, levando em consideração que o preço da próxima geração de memória que continua aumentando.

2 - O setup do perfil

No exemplo, usamos um par do kit de memória Corsair Dominator Platinum, com a velocidade de clock em 2,133MHz. Para tirar vantagem de qualquer velocidade de clock adicional, você irá precisar ajustar a memória com o perfil correto na instalação. Então, as opções para isso são dos perfis XMP da Intel ou AMP da AMD.

Isso é exatamente o que estaremos usando no tutorial, para fazer apenas um pequeno overclock na memória.

3 - Aumentando a frequência

Entra na BIOS do computador. Para fazer isso é só reiniciar o PC e apertar repetidamente a tecla delete. Certifique-se que seu perfil XMP ou AMP esteja selecionado e então mude a frequência da memória para uma que seja maior do que a frequência do estoque de memória que vem selecionada já do fabricante.

Geralmente, o seu RAM deverá ser capaz de se reajustar e manter essa frequência que você escolheu, independente do que as informações padrões de velocidade digam.

4 - Para o alto e avante

Se você quer levar essa customização de velocidade ainda mais além, desta vez mude a frequência BCLK ao invés de ajustar o multiplicador RAM. Você pode fazer isso em pequenos incrementos, aos poucos.

Porém, esse processo também aumenta o overclock básico do CPU, então se você já fez o aumento do seu chip ao máximo, é improvável que você consiga forçar a memória da CPU ainda mais.

Faça o teste com o seu computador e diga se deu certo. Embora essa dica seja voltada para gamers que procuram tirar o maior proveito do seu computador em meio a uma jogatina, qualquer um pode seguir este tutorial para melhorar o desempenho do computador.

Via Techradar

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.