Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple lança GPU externa para turbinar poder de fogo dos Macs

Por| 12 de Julho de 2018 às 16h24

Link copiado!

Apple lança GPU externa para turbinar poder de fogo dos Macs
Apple lança GPU externa para turbinar poder de fogo dos Macs
Tudo sobre Apple

Durante a Worldwide Developers Conference do ano passado, a Apple havia anunciado que estava trabalhando em um produto que seria uma GPU externa para dar mais potência aos Macs. A gigante anunciou a novidade nesta quinta-feira (12).

Trata-se do Blackmagic eGPU. O nome vem da empresa homônima de cinema e é encabeçada por uma AMD Radeon Pro 580 de 8GB, memória de 256-bits, 36 unidades e capacidade de processamento de 5,5 teraflops.

Com um design all-in-one, o Blackmagic eGPU é uma pequena torre que fica ao lado do seu computador e com desenho próprio. A proposta, como aparelho externo, é ser um complemento para as capacidades do computador. Segundo a Apple, o dispositivo é capaz de melhorar o desempenho gráfico de um MacBook Pro de 15 polegadas em até 2,8 vezes, sendo que a diferença sobe para 8 vezes no modelo com 13 polegadas.

Segundo testes do ZDNet, a Blackmagic eGPU elevou o desempenho gráfico do MacBook Pro de 13 polegadas em sete vezes, enquanto o de 15 polegadas teve cerca do triplo de melhora com a GPU externa, comprovando os dados da Apple.

Continua após a publicidade

De quebra, a GPU não tem só a função de acelerar os devices da Maçã, mas oferece ainda algumas portas adicionais. São quatro USB 3.1 e duas USB-C Thunderbolt 3, além de uma HDMI. Caso um laptop esteja conectado ao device, também recebe uma carga maior de carregamento em 85W.

Se por um lado, esta GPU externa pode dar uma longevidade maior ao seu Mac, por outro, com este desenho todo fechado, ele não permite modificações. Em suma, Blackmagic eGPU não permite trocas de placas nem mesmo da AMD. Isso porque o design do produto é feito em uma única peça de alumínio com um sistema de resfriamento próprio. Ou seja, a Apple já criou o Blackmagic eGPU para não ser aberto.

A GPU externa é exclusiva para utilização em produtos da Apple e custa US 699 na loja da Maçã. O produto é compatível com macOS High Sierra 10.13.4, e funciona com MacBook Pro (depois de 2016 em diante), iMac de 2017 em diante e iMac Pro.

Fonte: Techradar