Apple descarta chip M4 Ultra por limitações técnicas
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

A atual geração de chips Apple M4 não terá uma variante topo de linha Ultra. A informação foi dada por um representante da empresa para o site francês Numerama. O motivo é a falta de conectores UltraFusion no chip M4 Max, essenciais para a fabricação da variante entusiasta.
- Quanto vale a pena pagar no iPhone 13 em 2025?
- O que significa a medida em nanômetros (nm) nos chips de celular?
Um processador Ultra da Apple é nada menos que dois Max conectados pela tecnologia UltraFusion, com os devidos ajustes, criando o segmento mais alto entre as CPUs da empresa. Sua estreia foi na primeira geração com o M1 Ultra, continuando na segunda e terceira gerações.
A saída da Apple para que a atual geração de CPUs tenha um SKU entusiasta é refazer o design do chip, permitindo o uso da tecnologia UltraFusion, o que parece ser o mais improvável. Por conta disso, a próxima variante Ultra deve retornar somente com os M5.
Nada de M4 Ultra no novo Apple Mac Studio
Na última quarta-feira (5), a Apple revelou seu novo MacBook Air com chip M4 e uma nova versão do Mac Studio equipado com M4 Max ou M3 Ultra, que é superior ao melhor SKU da atual geração. Esse é um tipo de produto em que a empresa costuma oferecer o que tem de melhor a nível de hardware.
O M4 Max é um processador de 16 núcleos, divididos em 12 de performance e 4 eficientes com largura de banda de memória máxima de 546 GB/s. Por outro lado, o M3 Ultra, que são dois M3 Max juntos, oferece 32 núcleos (24 de performance e 8 eficientes) e até 800 GB/s de largura de banda.
Mesmo sendo de geração anterior, o M3 Ultra é o melhor processador que a Apple tem a oferecer no momento e deve continuar até que a quinta geração de CPUs seja lançada.
Veja mais do CTUP:
- 10 jogos mais vendidos da história
- 15 jogos que completam 15 anos em 2025
- O que é VPU, o cérebro por trás da visão computacional?
Fonte: Numerama