Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AMD tem prejuízo de 181 milhões de dólares no 2º trimestre de 2015

Por| 17 de Julho de 2015 às 13h38

Link copiado!

AMD tem prejuízo de 181 milhões de dólares no 2º trimestre de 2015
AMD tem prejuízo de 181 milhões de dólares no 2º trimestre de 2015
Tudo sobre AMD

A fraca demanda do mercado de PCs no mundo continua a derrubar as receitas das fabricantes de hardware. A AMD é uma das empresas fortemente afetadas pela baixa compra de computadores nos últimos meses e a sua situação financeira está cada vez pior.

Apesar disso, a norte-americana mantém-se como a segunda maior fabricante de microprocessadores do mundo, porém, a queda do mercado está causando perdas acumuladas muito acima do esperado.

Depois de ter sido alertada no início do mês de que seus resultados não poderiam ser bons, a fabricante de chips viu seu valor de estoque perder quase 20%. Para piorar a situação, o relatório financeiro do segundo trimestre de 2015 divulgado nesta quinta-feira (16) revelou alguns números baixos.

A AMD registrou prejuízo líquido de 181 milhões de dólares ou 23 centavos por ação, tudo isso apenas no segundo semestre do ano. O prejuízo representa queda de 80% nos lucros da empresa em relação ao mesmo período do ano passado. As receitas também acompanharam a queda, totalizando 942 milhões de dólares, uma queda de cerca de 35% em relação ao mesmo período de 2014. No ano passado, aliás, a AMD anunciou uma receita de 1,44 bilhão de dólares.

Continua após a publicidade

Lisa Su, CEO da AMD, apontou que a companhia está em uma luta contínua na indústria. "O forte crescimento de receita sequencial em nosso segmento EESC e outros canais de negócios não foram suficientes para compensar desafios de curto prazo em nosso negócio de processadores para PCs devido à demanda menor do que a esperada, que impactou as vendas para OEMs", explicou.

Lisa ainda declarou que a estratégia da AMD é de longo prazo, o que sugere que novas perdas poderão acontecer nos próximos trimestres. "Nós continuamos a executar a nossa estratégia de longo prazo, enquanto navegamos no ambiente do mercado atual. Nosso foco está no desenvolvimento para a liderança computacional e nos produtos capazes de impulsionar o crescimento rentável em todos os nossos mercados-alvo".

Apesar da forte queda no trimestre, a AMD espera que a receita para o próximo trimestre aumente em até 6%.

Após a divulgação do relatório financeiro trimestral, as ações da AMD caíram cerca de 5% na bolsa de valores.

Continua após a publicidade

A AMD é responsável pelos processadores centrais e placas gráficas que integram o PlayStation 4 e o Xbox One, consoles que atualmente dominam o mercado de games no mundo. Isso faz com que a Sony e a Microsoft representem, juntas, mais de 25% das receitas totais da AMD.

No final do mês passado, fontes próximas da Microsoft afirmaram que a empresa estaria interessada em comprar a AMD, visto ela ser uma fornecedora importante para dispositivos e aparelhos da empresa.

Fonte: The Wall Street Journal