Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AMD Radeon RX 6400 deve ganhar versão customizada Challenger da ASRock

Por| Editado por Wallace Moté | 01 de Fevereiro de 2022 às 16h20

Link copiado!

AMD
AMD
Tudo sobre AMD

Apesar de ser desenvolvida com computadores pré-montados em mente, a recém-anunciada AMD Radeon RX 6400, placa de vídeo mais simples da família RX 6000, deve receber um modelo customizado da ASRock, destinada a PCs no formato mini-ITX. Pelo menos é o que sugerem novas certificações da Comissão Econômica da Eurásia (EEC), registradas em janeiro, mas encontradas apenas nesta semana.

RX 6400 deve ganhar versão Challenger da ASRock

A documentação foi encontrada pelo renomado leaker @KOMACHI_ENSAKA e, além de citar edições da RX 6500 XT e até mesmo da antiga RX 560, menciona um modelo "CLI" da RX 6400. Esse é o codinome utilizado pela marca para a família de placas Challenger, desenvolvidas com foco em trazer um corpo mais compacto para builds Mini-ITX, os desktops super compactos.

Continua após a publicidade

A RX 6500 XT já possui uma versão Challenger, que se destaca pelo formato bastante fino de um único slot, bem como pela presença de uma ventoinha otimizada para entregar alta eficiência térmica e acompanhada de perfil de baixo ruído, que desativa o ventilador em cargas de trabalho leves. Um modelo da linha faria ainda mais sentido para a RX 6400, que emprega uma versão reduzida do chip da irmã maior, mas surpreende pelo fato da placa de entrada ser destinada a OEMs.

Isso pode significar que veremos máquinas pré-montadas com versões bastante encorpadas da solução, ao menos na Europa e parte da Ásia, onde a edição customizada da ASRock foi aprovada.

Continua após a publicidade

Placa é versão ainda mais reduzida da 6500 XT

Anunciada ao lado da RX 6500 XT durante a CES 2022, a AMD Radeon RX 6400 é hoje a solução mais básica da AMD para desktops e uma das primeiras placas lançadas com a litografia de 6 nm da TSMC. Assim como a irmã, o modelo é equipado com chip Navi 24, mas em uma configuração mais reduzida, de apenas 12 Unidades Computacionais (CUs), ou 768 núcleos, e 12 Ray Accelerators para Ray Tracing.

Essa é curiosamente a mesma configuração da Radeon 680M, nova GPU integrada da companhia baseada na microarquitetura RDNA 2, presente nos processadores Ryzen 6000, mas com a vantagem de possuir memória dedicada de alta velocidade e consumo mais elevado. São 4 GB de VRAM GDDR6 a 16 Gbps, operando em uma interface de 64-bit para oferecer largura de banda de até 128 GB/s.

Continua após a publicidade

Como é costume de chips RDNA 2, os clocks são bastante elevados, atingindo os 2.321 MHz, o que permite à RX 6400 entregar até 3,57 TFLOPs de poder computacional. A solução de entrada está prevista para equipar desktops pré-montados de varejistas especializadas em todo o mundo a partir de março.

Fonte: VideoCardz