Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AMD lança rival do RTX Voice e traz ganhos de até 92% com novo driver

Por| Editado por Wallace Moté | 27 de Julho de 2022 às 13h14

Link copiado!

Divulgação/AMD
Divulgação/AMD
Tudo sobre AMD

A AMD acaba de lançar a versão 22.7.1 dos drivers Adrenalin Software para a linha Radeon recheada de novidades. O destaque vai para a estreia do AMD Noise Suppression, tecnologia de supressão de áudio com IA para chamadas vazada na semana passada, assim como ganhos massivos que beiram os 100% em jogos baseados na API OpenGL.

Noise Suppression é rival do RTX Voice para linha Radeon

Conforme indicado pelos vazamentos, o AMD Noise Suppression é um novo recurso integrado aos drivers da companhia que utiliza "algoritmos de Deep Learning executados em tempo real" para remover ruídos de fundo indesejados durante ligações de áudio e vídeo. A tecnologia funciona não apenas para o input do próprio usuário, como também é capaz de limpar o som recebido de outros participantes das chamadas.

Continua após a publicidade

A novidade chega para rivalizar com o RTX Voice, solução da Nvidia também baseada em algoritmos de Deep Learning que impressionou pelos resultados muito superiores ao cancelamento de ruído padrão presente em programas de videoconferência e streaming, quase não apresentando artefatos de compressão e com capacidade de eliminar ruídos de alto volume em diferentes frequências.

Disponibilizado originalmente junto às placas GeForce RTX 2000, a funcionalidade era exclusiva da série RTX, mas acabou sendo liberado a modelos GTX. A má notícia para donos de placas Radeon mais antigas é que o AMD Noise Suppression parece seguir um caminho similar ao concorrente, sendo compatível apenas com placas de vídeo Radeon RX 6000 e superiores, e processadores Ryzen 5000 ou mais recentes.

A AMD não detalhou se pretende disponibilizar a tecnologia para GPUs de gerações anteriores, como a família RX 500, nem confirmou se esses algoritmos seriam complexos o suficiente a ponto de não serem bem executados pelas linhas não inclusas no suporte, mas com a funcionalidade disponível, é provável que modders busquem checar essas possibilidades por conta própria, como ocorrido com o RTX Voice.

Continua após a publicidade

Se seu sistema possui hardware suportado, o AMD Noise Suppression pode ser ativado na aba "Áudio e Vídeo" do AMD Software, bastando marcar a caixa correspondente e selecionar os dispositivos de input e output. Em seguida, na seção de configurações de áudio dos games e programas compatíveis (que incluem soluções como Microsoft Teams, Slack e Discord), é preciso selecionar "AMD Streaming Audio Device" como dispositivo de áudio.

Driver promete ganhos de até 92% em games

O Adrenalin Edition 22.7.1 traz ainda otimizações para jogos baseados na API OpenGL, prometendo proporcionar saltos de até 92% de desempenho, a depender do modelo de placa de vídeo. Nos testes da empresa, realizados com Minecraft em resolução 4K no preset Fabulous, em um sistema com Ryzen 7 5800X3D, 32 GB de RAM DDR4 e Windows 10 Pro, as placas RX 6950 XT, RX 6800 XT e RX 6750 XT apresentaram ganhos de 89%, 92% e 90%, respectivamente.

Continua após a publicidade

Apesar dos dados empolgantes, é importante lembrar que esses ganhos são válidos apenas ao se utilizar a OpenGL como API gráfica, e que outras configurações do sistema, como memórias e processador, podem afetar os resultados drasticamente. Além disso, trata-se de dados obtidos pela própria AMD, que deve priorizar títulos com os melhores números no anúncio — o ideal é aguardar por testes de veículos especializados.

Ampliação do RSR e mais novidades

A atualização também embarca melhorias para outros recursos da suíte de software da empresa, começando pelo Radeon Super Resolution, o recurso de upscaling espacial integrado aos drivers da gigante que funciona com a mesma tecnologia do FSR 1.0. Agora, além de ser compatível com games em modo de janela sem bordas (borderless fullscreen), permitindo ajustes na resolução, a função passa a suportar GPUs Radeon RX 5000 e RX 6000 em notebooks.

Continua após a publicidade

Por fim, o suporte ao Radeon Boost foi adicionado a mais três games: Valorant, Elden Ring e Resident Evil 8 Village. A funcionalidade aprimora o desempenho em títulos compatíveis ao tirar proveito do Variable Rate Shading (VRS), reduzindo a resolução de elementos e áreas menos importantes da cena, ou mesmo de toda a imagem durante movimento, para turbinar a performance.