AMD Fluid Motion Frames chega em 24 de janeiro para mais FPS em jogos
Por Felipe Vidal • Editado por Jones Oliveira |

Após revelar a chegada do AFMF para placas de vídeo integradas Radeon 700M, a AMD confirmou que o lançamento oficial dos Fluid Motion Frames acontecerá no próximo dia 24 de janeiro. A tecnologia foi anunciada no ano passado e promete ser o Frame Generation do time vermelho, criando mais FPS sem precisar de estruturas de hardware para isso.
A contrário de recursos como o próprio Frame Generation da NVIDIA, que só está disponível em certos games selecionados, os AFMF devem rodar em qualquer jogo. Isso acontece, pois essa tecnologia funciona a um nível de driver, sem que ela precisa ser inserida dentro do motor do jogo, gastando muito tempo e otimizações por parte dos desenvolvedores.
Inclusive, vale reiterar que o AFMF não precisa ser ativado em conjunto com técnicas de um upcasling para funcionar. O jogador pode habilitar essas duas configurações para melhor a qualidade do anti-serrilhado e claro, ter mais performance, mas essas são tecnologias independentes que podem ser usadas de forma separada.
AMD ainda tem o RSR na manga
A AMD ainda possui outra solução ao nível de driver: o Radeon Super Resolution (RSR). Essa é uma tecnologia de upscaling, mas que não trabalha com o auxílio de IA para fazer o redimensionamento da imagem. Pelo desenvolvimento em driver, essa ferramenta também deve funcionar na maioria dos games, com intuito de melhorar a clareza do conteúdo exibido.
Esse conjunto de informações coloca a NVIDIA um passo atrás da sua rival. O AMD FSR 3 melhora o upscaling de imagem, enquanto os Fluid Motion Frames e o RSR ao nível de driver funcionam, teoricamente, em qualquer jogo. Por outro lado, o Frame Generation do time verde precisa ser implementado pelos desenvolvedores em vários games e, de certa forma, limita muito a lista de títulos compatíveis.
O AMD Fluid Motion Frames chega ao público geral em 24 de janeiro, no mesmo dia de lançamento da Radeon RX 7600 XT.
Fonte: PCGamer