AMD cresce no mercado de servidores e está prestes a superar a rival Intel
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

Já noticiamos algumas vezes aqui o quão bem a AMD tem ido bem no segmento de processadores Ryzen. Agora, novos dados revelam que as CPUs EPYC, voltadas para servidores, já estão em quase 40% dos data centers do mercado, que ainda é dominado pela Intel e seus processadores Xeon. Houve um crescimento gigantesco para o Time Vermelho no primeiro semestre deste ano.
- 3 melhores processadores da AMD para jogos em 2025
- Exclusivo: AMD abre o jogo e fala sobre planos para o Brasil, Ryzen 9000 e IA
As informações são do banco de dados do PassMark, um dos softwares de benchmark mais importantes para processadores. Até o fechamento de 2024, a AMD detinha somente 10,8% da fatia desse mercado de CPU para data centers. O primeiro trimestre de 2025 terminou com um crescimento de menos de 2%, mas até o encerramento do segundo trimestre, a participação da empresa comandada por Lisa Su triplicou. Isso, inclusive, fez os lucros do Time Vermelho atingirem patamares históricos.
Agora, com o terceiro trimestre em andamento, os processadores AMD EPYC correspondem a 36,5% da fatia de mercado, com o restante ficando para a Intel e suas CPUs Xeon. Olhando o gráfico abaixo, é possível ver que as linhas azul e vermelha andam em ritmo proporcional, já que somente a AMD e Intel têm soluções para esse segmento.
CPUs AMD EPYC não têm 49% de mercado como estão divulgando
O PassMark alerta para uma informação errada e "manipulada", segundo os responsáveis pelo software, que tem sido divulgada pela internet. Um gráfico mostrando a AMD com 49% de participação de mercado, praticamente empatado com a rival Intel, não é verdadeiro e não bate com as informações dos bancos de dados internos. Depois do gráfico enganoso ser publicado, eles postaram o seguinte:
"Verificamos os dados. Parece que há uma licitação na Coreia do Sul e houve uma tentativa razoavelmente sofisticada e bem financiada de manipular os dados de referência para influenciar o resultado da licitação. Limpamos os dados hoje; o novo gráfico atualizado está abaixo. A AMD continua indo extraordinariamente bem".
Embora a AMD ainda não dispute de igual para igual contra a Intel nesse mercado, é inegável o crescimento exponencial do Time Vermelho nos últimos meses. Assim, é apenas uma questão tempo para vermos o gráfico real mostrando a disputa mais acirrada em um futuro não muito distante.
Veja mais do CTUP:
-
O que é o 3D V-Cache dos processadores da AMD?
- 3 melhores processadores da AMD para jogos em 2025
- Principais características da arquitetura das CPUs AMD Ryzen