AMD confirma vulnerabilidade em CPUs e alerta sobre atualizações de BIOS
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

A AMD confirmou que suas CPUs Ryzen sofrem de uma vulnerabilidade e disse que ainda trabalha em correções com suas parceiras. A situação veio à tona depois que um hacker do Google encontrou menções sobre uma correção para esse problema em uma nova atualização de BIOS da ASUS para suas placas-mãe.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Processadores AMD Ryzen 7000 ainda valem a pena?
- Ryzen 7 9800X3D é o novo rei dos games; entenda motivo
Ou seja, a problemática veio a público antes mesmo de a AMD anunciar que a vulnerabilidade existe. Ao The Register, a companhia se mostrou preocupada em relação a possíveis atualizações falsas que poderiam enganar seus consumidores:
"A AMD forneceu mitigações e está trabalhando ativamente com seus parceiros e clientes para implantar essas mitigações. A AMD recomenda que os clientes continuem a seguir as práticas de segurança padrão do setor e trabalhem apenas com fornecedores confiáveis ao instalar novos códigos em seus sistemas. A AMD planeja emitir um boletim de segurança em breve com orientações adicionais e opções de mitigação".
CPUs Ryzen afetadas ainda não foram divulgadas
O Time Vermelho esclarece que a "execução do ataque requer tanto o acesso em nível de administrador local ao sistema quanto o desenvolvimento e a execução de microcódigo malicioso".
Até o momento, a AMD ainda não divulgou o boletim com as instruções sobre as correções, nem a descrição devida do problema. Além disso, ainda não existe qualquer menção sobre os modelos de processadores Ryzen que sofrem com essa vulnerabilidade e se um usuário comum está sujeito a sofrer ataques.
Veja mais do CTUP:
- AMD explica demora no lançamento das GPUs RDNA 4
- Nintendo mostra como remover os Joy-Con do Switch 2
- Xbox Game Studios anuncia Ninja Gaiden 4 para o PlayStation 5
Fonte: The Register