AMD apresenta suas novas placas de vídeo para workstation

Por Redação | 28 de Julho de 2016 às 14h30

Já fazia um tempo que a AMD não lançava nenhuma placa de vídeo para estações de trabalho (workstations, em inglês). Com a não aceitação do mercado da sua GPU Fiji, a empresa estava sem novidades desde 2014. Entretanto, no SIGGRAPH 2016, evento voltado para profissionais do design gráfico, a AMD atualizou sua linha profissional e trouxe outras novidades. Nessa segunda-feita (25), a companhia mostrou suas 3 novas placas da família Radeon Pro WX: a WX 7100, A WX 5100 e a WX 4100. Alimentadas pelas GPUs Polaris, a empresa busca agregar a eficiência da arquitetura e o melhoramento do controle de vídeo para as estações de trabalho dos usuários. Como elas são baseadas nas versões 10 e 11 da Polaris, a empresa está mirando o mercado básico de computadores de mesa, que giram em torno de até US$ 1.000,00.

As novas Radeon Pro WX são essencialmente continuações das antigas e conhecidas FirePro W utilizadas em estações de trabalho tradicionais. Para facilitar a transição, a AMD manteve a numeração da placas indicando qual Radeon Pro WX substitui cada FirePro W.

WX7100

Placa de vídeo Radeon

A topo de linha dos lançamentos é a WX 7100. Sucessora da W7100, utiliza a a GPU Polaris 10 e deve oferecer uma melhor performance combinando um grande número de processadores, 2048 SP´s (stream processors) juntamente com a alta frequência de clock, estimada em 1.2 Ghz. Em relação à memória, ela virá com 8GB GDDR5 de 256 bits. Apesar da Polaris 10 suportar até 16GB, pelo preço estimado e mercado alvo, é compreensível o número reduzido.

O TDP (Projeto de Força Térmica), ou seja, a energia que a placa gera e que precisa ser dissipada gira em torno de 150W, o que é relativamente pouco pelas configurações que ela oferece.

WX5100

Placa de vídeo Radeon

A segunda placa do trio é a WX5100. Também baseada na GPU Polaris 10, essa placa é uma opção mais balanceada entre preço, performance e consumo de energia. Ela substitui a W5100 e possui 1792 SPs (o dobro da sua antecessora) com um clock de até 1,2GHz. A memória da GPU é de 8GB GDDR5 em um barramento de 256bits. O índice de consumo de energia não foi divulgado.

WX4100

A terceira placa apresentada substitui a W4300 e é a mais fraca de todas. Ela é baseada da GPU Polaris 11, possui 1024 SP´s (33% a mais que sua antecessora) e clock de 975MHz. Em relação à memória, terá 4GB GDDR5 com barramento 128bits. O valor do consumo de energia não foi divulgado. Por ser a mais simples da família, o design também é menos elaborado, trazendo apenas um cooler.

Novidades da arquitetura Polaris

Além dos ganhos de potência e performance que a arquitetura Polaris proporciona, outras novidades voltadas para os usuários profissionais foram divulgadas e muito bem recebidas. A nova arquitetura representa um grande avanço quando se fala em controle de vídeo em relação às antigas placas da AMD. Agora, o DisplayPort 1.4 é suportado permitindo ligar monitores de resolução 5K em cada porta, permitindo assim a conexão de de 4 deles em cada placa de vídeo. Além disso, elas têm a capacidade de trabalhar com HDR e todos os seus requisitos, o que é muito vantajoso já que os novos monitores com essa tecnologia estão chegando.

Não menos importante, as placas ainda oferecem a opção de conexão HDMI 2.0b , que ainda é amplamente utilizada para conectar monitores e TVs. Outra função que deve agradar aos produtores de mídia é o novo sistema de codificação e decodificação de vídeos. É a primeira vez que o codec de vídeo HEVC está disponível em uma placa de vídeo da AMD.

Certificando-se de que tudo que foi apresentado é realmente de qualidade, a empresa deu um grande salto no período de garantia dos seus produtos. O prazo anterior de 3 anos foi dilatado para bons 10 anos. Ainda não se sabem os termos que deverão conduzir todo esse tempo de cobertura, mas especula-se que podem ser 3 anos de cobertura total e outros 7 com algumas restrições.

O lançamento dos novos equipamentos deverá ser no acontecer no final do ano. Os preços deverão ser revelados em uma data próxima ao início das vendas.

Via: Anandtech

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.