Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AMD apresenta suas novas placas de vídeo para workstation

Por| 28 de Julho de 2016 às 14h30

Link copiado!

AMD apresenta suas novas placas de vídeo para workstation
AMD apresenta suas novas placas de vídeo para workstation
Tudo sobre AMD

Já fazia um tempo que a AMD não lançava nenhuma placa de vídeo para estações de trabalho (workstations, em inglês). Com a não aceitação do mercado da sua GPU Fiji, a empresa estava sem novidades desde 2014. Entretanto, no SIGGRAPH 2016, evento voltado para profissionais do design gráfico, a AMD atualizou sua linha profissional e trouxe outras novidades. Nessa segunda-feita (25), a companhia mostrou suas 3 novas placas da família Radeon Pro WX: a WX 7100, A WX 5100 e a WX 4100. Alimentadas pelas GPUs Polaris, a empresa busca agregar a eficiência da arquitetura e o melhoramento do controle de vídeo para as estações de trabalho dos usuários. Como elas são baseadas nas versões 10 e 11 da Polaris, a empresa está mirando o mercado básico de computadores de mesa, que giram em torno de até US$ 1.000,00.

As novas Radeon Pro WX são essencialmente continuações das antigas e conhecidas FirePro W utilizadas em estações de trabalho tradicionais. Para facilitar a transição, a AMD manteve a numeração da placas indicando qual Radeon Pro WX substitui cada FirePro W.

WX7100

Continua após a publicidade

A topo de linha dos lançamentos é a WX 7100. Sucessora da W7100, utiliza a a GPU Polaris 10 e deve oferecer uma melhor performance combinando um grande número de processadores, 2048 SP´s (stream processors) juntamente com a alta frequência de clock, estimada em 1.2 Ghz. Em relação à memória, ela virá com 8GB GDDR5 de 256 bits. Apesar da Polaris 10 suportar até 16GB, pelo preço estimado e mercado alvo, é compreensível o número reduzido.

O TDP (Projeto de Força Térmica), ou seja, a energia que a placa gera e que precisa ser dissipada gira em torno de 150W, o que é relativamente pouco pelas configurações que ela oferece.

WX5100

Continua após a publicidade

A segunda placa do trio é a WX5100. Também baseada na GPU Polaris 10, essa placa é uma opção mais balanceada entre preço, performance e consumo de energia. Ela substitui a W5100 e possui 1792 SPs (o dobro da sua antecessora) com um clock de até 1,2GHz. A memória da GPU é de 8GB GDDR5 em um barramento de 256bits. O índice de consumo de energia não foi divulgado.

WX4100

A terceira placa apresentada substitui a W4300 e é a mais fraca de todas. Ela é baseada da GPU Polaris 11, possui 1024 SP´s (33% a mais que sua antecessora) e clock de 975MHz. Em relação à memória, terá 4GB GDDR5 com barramento 128bits. O valor do consumo de energia não foi divulgado. Por ser a mais simples da família, o design também é menos elaborado, trazendo apenas um cooler.

Novidades da arquitetura Polaris

Continua após a publicidade

Além dos ganhos de potência e performance que a arquitetura Polaris proporciona, outras novidades voltadas para os usuários profissionais foram divulgadas e muito bem recebidas. A nova arquitetura representa um grande avanço quando se fala em controle de vídeo em relação às antigas placas da AMD. Agora, o DisplayPort 1.4 é suportado permitindo ligar monitores de resolução 5K em cada porta, permitindo assim a conexão de de 4 deles em cada placa de vídeo. Além disso, elas têm a capacidade de trabalhar com HDR e todos os seus requisitos, o que é muito vantajoso já que os novos monitores com essa tecnologia estão chegando.

Não menos importante, as placas ainda oferecem a opção de conexão HDMI 2.0b , que ainda é amplamente utilizada para conectar monitores e TVs. Outra função que deve agradar aos produtores de mídia é o novo sistema de codificação e decodificação de vídeos. É a primeira vez que o codec de vídeo HEVC está disponível em uma placa de vídeo da AMD.

Certificando-se de que tudo que foi apresentado é realmente de qualidade, a empresa deu um grande salto no período de garantia dos seus produtos. O prazo anterior de 3 anos foi dilatado para bons 10 anos. Ainda não se sabem os termos que deverão conduzir todo esse tempo de cobertura, mas especula-se que podem ser 3 anos de cobertura total e outros 7 com algumas restrições.

O lançamento dos novos equipamentos deverá ser no acontecer no final do ano. Os preços deverão ser revelados em uma data próxima ao início das vendas.

Continua após a publicidade

Fonte: Anandtech