Publicidade

Adeus 16 GB? NVIDIA deve priorizar produção de GPUs com apenas 8 GB

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/MSI
Divulgação/MSI

Diferentes rumores apontam para uma mudança significativa por parte da NVIDIA na disponibilidade das GeForce RTX. Parece que a situação não é boa em geral, e a nova informação não-oficial da vez corrobora ainda mais. Vinda do fórum Board Channels, ela diz que a estratégia do Time Verde é focar em somente três GPUs Blackwell para games no primeiro trimestre. Juntas, elas somam 75% do suprimento atual.

As placas são as GeForce RTX 5060, RTX 5060 Ti de 8 GB e RTX 5070. Ou seja, os modelos com a menor quantidade de memória de vídeo de todo o lineup. Isso por causa da atual crise de DRAM, tornando mais difícil abastecer as GPUs que exigem mais VRAM, como a RTX 5060 Ti, RTX 5070 Ti e RTX 5080, todas com 16 GB, sem contar a RTX 5090 com o dobro disso.

GPUs RTX 50 mais fortes sumirão do mercado?

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O foco maior da NVIDIA está na RTX 5060 Ti de 8 GB, segundo as informações do Board Channels, já que ela tem um bom equilíbrio entre custo e quantidade de memória. Em seguida vem a RTX 5060, e por último, a RTX 5070. Com o foco maior nessas três placas, significa que as outras terão estoque limitado nos próximos meses.

Com essa estratégia estabelecida, as parceiras da NVIDIA, como Zotac (que chegou a dizer que o mercado de GPUs está ameaçado), ASUS, Gigabyte, entre várias outras, precisam se adequar também, focando na produção de placas de vídeo para essas GPUs.

Ainda em janeiro, um rumor forte sobre o cancelamento da RTX 5070 Ti surgiu. A informação veio da ASUS ao canal Hardware Unboxed, que solicitou um exemplar para testes, mas recebeu uma negativa que dizia que a NVIDIA estava encerrando a produção dessa GPU.

A confusão foi tamanha que a parceira da NVIDIA teve que se pronunciar, dizendo que tudo não passava de um erro de comunicação por parte de seu representante e até culpou a imprensa. Isso levantou um debate acerca da resposta da ASUS, questionando se tratava de uma tentativa de amenizar os danos causados pela informação, que deu o que falar em todo canto dias atrás.

Os vários rumores sobre cancelamentos de GPUs, ou diminuição no envio, são referentes ao lado da NVIDIA. Por enquanto, não temos esse tipo de informação em relação às placas da AMD.

Veja mais do CTUP:

Continua após a publicidade