O que é Retina Display?

Por Ultradownloads

Uma das características que mais chama atenção nos produtos fabricados pela Apple é o Retina Display. Ele era inicialmente restrito aos modelos mais novos de iPhones, mas agora também está presente no Novo iPad (ou iPad 3) e no modelo de 15 polegadas do MacBook Pro.

iPhone 4S

Embora não defina uma resolução padrão para as telas, elas só podem ter essa denominação se a densidade de pixels por polegada for tão grande que o olho humano não consiga diferenciá-los.

Ao olharmos para uma televisão Full HD de 46 polegadas, por exemplo, ficamos surpresos com a qualidade dos filmes reproduzidos nessa resolução ao nos posicionarmos em nosso sofá, mas conseguimos enxergar os diferentes pixels que formam a tela ao nos aproximarmos um pouco.

Novo iPad

O mesmo não acontece com o Novo iPad. Como uma resolução de 2048x1536 em uma tela de 9,7 polegadas resulta em uma densidade de pixels de 264 pontos por polegada quadrada, é impossível diferenciá-los à curta distância. O mesmo acontece com o MacBook Pro, que traz uma resolução de 2880x1800 em uma tela de 15,4 polegadas, resultando em 220 pontos por polegada.

MacBook Pro de 15 polegadas com Retina Display

Existe uma quantidade mínima de pontos por polegada para que uma tela ser considerada Retina Display? Não. Na verdade é apenas um nome comercial para uma qualidade de tela. O iPhone 4S, por exemplo, possui 326 ppi (pontos por polegada, em inglês), assim como o iPod Touch de 4ª geração, e cada aparelho possui uma distância diferente que o usuário normalmente olha para a tela, já que utilizamos um notebook a uma distância diferente de um smartphone.

Você acha que a tecnologia Retina Display faz diferença? Deixe sua opinião nos comentários!

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.