2026 sem RTX 5060: NVIDIA cortará produção da GPU em prol da IA
Por Raphael Giannotti |

Diferentes rumores têm apontado para uma diminuição na disponibilidade de placas de vídeo da NVIDIA nesse ano. Moore's Law is Dead, conhecido leaker dessa indústria, retorna com mais confirmações a esse respeito, vindas de pessoas do varejo e de próprias parceiras da empresa liderada por Jensen Huang. Esse novo rumor aponta, especificamente, para um corte na produção da GeForce RTX 5060, gerando uma escassez por todo o ano.
- Saiba como escolher a placa de vídeo NVIDIA ideal
- Recursos exclusivos das placas de vídeo NVIDIA GeForce RTX
Um distribuidor alega que conversou com diferentes parceiras da NVIDIA, que afirmaram que a GPU Blackwell mainstream terá sua produção pausada pelos próximos seis meses. O motivo, segundo essa fonte, seria o grande volume de pedido de chips de IA que o Time Verde já teria recebido. Por isso, a concentração da produção em geral seria voltada para o segmento mais lucrativo.
RTX 5060 não é lucrativa
Já um grande varejista, a segunda fonte de Moore's Law is Dead, afirma que o estoque de RTX 5060 ficaria ruim até pelo menos o último trimestre de 2026. Essa pessoa diz ainda que o maior volume acontecerá entre as RTX 5070 e 5080, "mas não o suficiente".
Por último, uma parceira diz que a NVIDIA irá vender somente kits de RTX 5080, 5070, 5060 Ti 8 GB (a de 16 GB é mais uma vítima) e 5050. Essa fonte vai além e afirma que o principal motivo que pode estar levando a empresa a pausar a produção da RTX 5060 é o custo da memória e seu valor no mercado. Por conta de seu preço e oferecer os mesmos 8 GB que a RTX 5050 e 5060 Ti, o foco passaria para essas GPUs, que parecem gerar mais lucro.
O que tudo isso nos indica é que a RTX 5060 não gera uma margem de lucro boa para a NVIDIA, algo que outros rumores já afirmavam, por isso o foco maior nas outras placas de vídeo. Mesmo assim, esse foco não será o suficiente para garantir um estoque contínuo para o mercado. A própria empresa já está aumentando os preços em cerca de 30% em breve, segundo essas fontes, fora o aumento que o próprio mercado pode impor por contado desequilíbrio entre oferta e demanda.
Veja mais do CTUP: