Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

VMware corrige falha grave de segurança em sua plataforma na nuvem

Por| 02 de Junho de 2020 às 17h05

Link copiado!

VMware corrige falha grave de segurança em sua plataforma na nuvem
VMware corrige falha grave de segurança em sua plataforma na nuvem
Tudo sobre VMware

Depois de ter uma falha grave descoberta em sua plataforma de serviços na nuvem, a VMware anunciou que fez as correções necessárias e tranquilizou seus clientes. De acordo com a Citadelo, uma empresa especializada em segurança cibernética, essa vulnerabilidade aparecia quando os administradores corporativos que comandam as entradas de dados na nuvem executavam as ordens, o que deixava os códigos expostos para ataques.

A Citadelo descobriu esse bug dentro da VMware Cloud Director no dia 1º de abril, depois de conduzir uma auditoria de segurança para um cliente. Mas, claro, essa ferramenta é utilizada por diversas empresas ao redor do mundo e o caráter de urgência para a resolução do problema fora instalado. De acordo com os especialistas, os hackers podem capitalizar a vulnerabilidade - rastreada como CVE-2020-3956 - para executar ataques de execução de código e "tecnicamente" assumir o controle sobre todas as nuvens privadas vinculadas à infraestrutura fornecida. O bug afeta o VMware Cloud Director nas versões 10.1.0 e anteriores, bem como o vCloud Director 8x – 10x nas configurações do Linux e nos dispositivos PhotonOS.

A Citadelo acrescentou que as possíveis consequências dos cibercriminosos que exploram o bug podem abranger o roubo de credenciais através da alteração dos mecanismos de login, escalação de privilégios dos administradores da organização para os administradores do vCloud e adulteração de máquinas virtuais através da modificação do banco de dados. Como parte de sua análise exaustiva da vulnerabilidade, a empresa de cibersegurança disse que poderia ler e-mails, endereços IP e outros dados confidenciais de clientes, além de obter acesso a bancos de dados internos do sistema contendo senhas.

Continua após a publicidade

O que diz a VMware?

A VMware descreveu o bug, que recebeu uma pontuação 8,8 na escala CVSSV3 de periculosidade, como "importante" e corrigiu os patches, lançando correções em 30 de abril e avisos de segurança para todos os clientes em 19 de maio.. A empresa reconheceu, ainda, que hackers poderiam rotear o "tráfego malicioso" em sua plataforma de entrega de serviços em nuvem, conhecida como vCloud Director anteriormente, acionando a execução de código remoto arbitrário. Eles também podem explorar a falha no VMware Cloud Director por meio de interfaces de usuário baseadas em Flex e HTML5, a interface do API Explorer e o acesso à API.

Fonte: ZDNet via TechRadar