Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Lazarus Group rouba dezenas de milhões de dólares de caixas eletrônicos

Por| 09 de Novembro de 2018 às 09h28

Link copiado!

Lazarus Group rouba dezenas de milhões de dólares de caixas eletrônicos
Lazarus Group rouba dezenas de milhões de dólares de caixas eletrônicos

De acordo com a empresa de segurança cibernética Symantec, o grupo cibercriminoso Lazarus, relacionado ao malware WannaCry, utilizou trojans maliciosos para roubar dezenas de milhões de dólares de caixas eletrônicos na Ásia e na África.

Os terminais de serviços bancários tiveram o trojan Fastcash infectando seus servidores, o que fez com que os cibercriminosos do Lazarus pudessem retirar dinheiro por meio de solicitações fraudulentas de transações. Segundo a Symantec, outros eventos semelhantes ocorridos anteriormente por meio do FastCash atingiram servidores que executavam versões não suportadas do sistema operacional AIX, o que sugere que as vulnerabilidades exploradas pela quadrilha virtual já podem ter sido corrigidas por versões atualizadas.

O ciberataque faz com que a Symantec acredite que a atuação do grupo Lazarus, geralmente relacionado a atividades ilegais do governo da Coreia do Norte, está menos conectada à promoção dos valores da nação comandada por Kim Jong-un e mais interessada em roubar grana.

Uma das primeiras ações do Lazarus que colocou o grupo sob os holofotes foi a invasão do banco de dados da Sony Pictures, o que ocasionou o vazamento do filme The Interview, que se passa na Coreia do Norte. Os ciberataques do grupo passaram a visar o lucro financeiro depois disso, incluindo o roubo de US$ 81 milhões do Banco de Bangladesh, além dos 74 países que sofreram com o ransomware WannaCry, em maio de 2017.

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge