Hacker exige 9 mil bitcoins para restaurar computadores de hospital

Por Redação | 16 de Fevereiro de 2016 às 10h26

Um grave problema tecnológico envolvendo a invasão de computadores está ocorrendo no Hollywood Presbyterian Medical Center, um hospital de Los Angeles. Um hacker está exigindo 9 mil bitcoins para remover um ransomware que está bloqueando os computadores do hospital. O CEO da instituição de saúde disse que a situação é uma "emergência interna". O fato está ocorrendo há uma semana e impedindo que os profissionais do hospital acessem dados essenciais como arquivos de pacientes e resultados de exames.

A questão veio à tona apenas depois que o presidente e CEO do hospital, Allen Stefanek, expôs detalhes do caso para a NBC. Ele afirma que a rede de computadores do hospital está sofrendo "problemas significativos de TI" que surgiram na sexta-feira, 5 de fevereiro. Com o ransomware sequestrando os computadores, o hospital está sendo forçado a rejeitar o atendimento a novos pacientes. A equipe do hospital também está sem acesso a seus e-mails, forçando-os a utilizarem máquinas de fax para se comunicarem entre departamentos. Os médicos também não podem acessar as informações dos pacientes, incluindo registros médicos e exames como raio-X e tomografia.

Segundo informado, o hacker irá supostamente fornecer as chaves para desbloquear os computadores sequestrados somente quando a quantia de 9 mil bitcoins for paga. Felizmente, nenhuma informação dos pacientes foi comprometida e só está inacessível para os profissionais do hospital. O FBI e a polícia de Los Angeles, bem como algumas equipes especializadas em crimes cibernéticos, estão investigando o assunto. Este não é o primeiro ataque a hospitais. Em casos anteriores os ataques eram focados no roubo de dados sensíveis.

Atualmente, um bitcoin vale cerca de US$ 397, o que faz com que a quantia pedida esteja em torno de US$ 3,5 milhões. Ainda não se sabe o que será feito para reverter a situação, mas o hospital tem uma ordem de desligamento completo dos computadores locais. Parece que uma solução para o caso está longe de aparecer.

Via SlashGear

Fonte: http://www.slashgear.com/hacker-demands-9k-bitcoins-to-restore-hospitals-computers-15426975/

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.