Embraer revela que foi vítima de ataque hacker

Embraer revela que foi vítima de ataque hacker

Por Felipe Ribeiro | 01 de Dezembro de 2020 às 13h40

A Embraer anunciou na noite desta segunda-feira (30) que foi vítima de um ataque hacker no último dia 25 de novembro. A gigante da aviação brasileira divulgou o ocorrido após algumas informações e arquivos terem sido revelados pelos criminosos também no dia de ontem.

Os hackers invadiram os sistemas e obtiveram acesso a "apenas um ambiente de arquivos", disse a companhia. Não se sabe, porém, a quantidade de informações que podem ter sido extraídas e nem as eventuais consequências que venham a acontecer devido à invasão.

Conforme apuração do jornal O Globo, os criminosos utilizaram um ransomware para efetuar o ataque, com a ideia, comum nesses casos, de exigir o pagamento de resgates para a devolução dos arquivos. Após o ataque, a Embraer precisou desativar boa parte de seus servidores e está atuando sob uma norma de contingência, com a segurança reforçada.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Projetos militares, como o KC390, podem ter sido roubados em ataque hacker à Embraer (Imagem: Embraer)

Em comunicado ao mercado, a Embraer ressalta que "está empreendendo todos os seus esforços para investigar as circunstâncias do ataque, avaliar se existem impactos sobre seus negócios e terceiros, e determinar as medidas a serem tomadas".

Como toda grande empresa da indústria, é possível que registros de aeronaves ainda a serem lançadas e contratos comerciais possam ter sido roubados, mas nada disso foi confirmado pela fabricante.

Fonte: Estadão, O Globo

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.