/i333011.jpeg)
Embraer revela que foi vítima de ataque hacker
A Embraer anunciou na noite desta segunda-feira (30) que foi vítima de um ataque hacker no último dia 25 de novembro. A gigante da aviação brasileira divulgou o ocorrido após algumas informações e arquivos terem sido revelados pelos criminosos também no dia de ontem.
- Ferramenta de produtividade do Office pode permitir espionagem por empregadores
- Segurança cibernética: o que aconteceu em 2020 e quais as previsões para 2021?
- Vazamento de senhas do Ministério da Saúde expõe pacientes da COVID, diz jornal
Os hackers invadiram os sistemas e obtiveram acesso a "apenas um ambiente de arquivos", disse a companhia. Não se sabe, porém, a quantidade de informações que podem ter sido extraídas e nem as eventuais consequências que venham a acontecer devido à invasão.
Conforme apuração do jornal O Globo, os criminosos utilizaram um ransomware para efetuar o ataque, com a ideia, comum nesses casos, de exigir o pagamento de resgates para a devolução dos arquivos. Após o ataque, a Embraer precisou desativar boa parte de seus servidores e está atuando sob uma norma de contingência, com a segurança reforçada.

Em comunicado ao mercado, a Embraer ressalta que "está empreendendo todos os seus esforços para investigar as circunstâncias do ataque, avaliar se existem impactos sobre seus negócios e terceiros, e determinar as medidas a serem tomadas".
Como toda grande empresa da indústria, é possível que registros de aeronaves ainda a serem lançadas e contratos comerciais possam ter sido roubados, mas nada disso foi confirmado pela fabricante.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.