Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Comando Cibernético dos Estados Unidos alerta sobre ataque hacker ao Outlook

Por| 03 de Julho de 2019 às 21h20

Link copiado!

Comando Cibernético dos Estados Unidos alerta sobre ataque hacker ao Outlook
Comando Cibernético dos Estados Unidos alerta sobre ataque hacker ao Outlook

Atenção aos usuários do Microsoft Outlook: o Comando Cibernético dos Estados Unidos (órgão subordinado às Forças Armadas que é responsável pelas defesas digitais do país) divulgou nesta quarta-feira (3) um alerta sobre um grupo hacker que estaria se aproveitando de uma vulnerabilidade do Outlook para invadir computadores no país.

O ataque seria cometido pelo grupo cyberterrorista APT33, que é bancado pelo governo do Irã. O grupo estaria utilizando para esse ataque a vulnerabilidade conhecida como CVE-2017-11774, a mesma que o grupo já havia explorado em dezembro de 2018, quando instalou backdoors em diversos servidores aproveitando-se dessa falha do programa de e-mails da Microsoft.

A atividade foi avisada pelo Twitter, e o Comando Cibernético recomenda que os usuários se certifiquem de que o programa está devidamente atualizado.

Continua após a publicidade

Essa vulnerabilidade foi descoberta por pesquisadores da SensePost em 2017, e permite que um código suspeito escape dos limites do Outlook e infecte todo o sistema operacional. Apesar de a Microsoft já ter disponibilizado um patch de correção para o problema em outubro do mesmo ano, vários computadores ainda não instalaram a atualização e ainda estão vulneráveis.

De acordo com Brandon Levine, pesquisador na empresa de segurança digital Chronicle Security, as amostras de malwares encontradas pelo Comando Cibernético continha traços do vírus Shanoon — um malware que, ao ser executado na máquina, deleta arquivos importantes e depois apaga todas as informações de boot do sistema, inutilizando assim o computador.

Portanto, se você usa o Outlook certifique-se de que ele está devidamente atualizado, pois o aumento da atividade do APT33 — um dos poucos grupos que conseguiu transformar em arma essa vulnerabilidade do programa — é um grande perigo potencial para sua máquina.

Fonte: MSPoweruser