Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Carregar seu smartphone via USB pode ser perigoso, diz empresa de segurança

Por| 31 de Maio de 2016 às 15h23

Link copiado!

Carregar seu smartphone via USB pode ser perigoso, diz empresa de segurança
Carregar seu smartphone via USB pode ser perigoso, diz empresa de segurança

Quem nunca usou cabos USB, seja em casa ou no trabalho, para carregar um smartphone? Apesar de ser bastante conveniente, a Kaspersky Lab, companhia de segurança digital, adverte que nem todas as portas USB são seguras. De acordo com suas pesquisas, foi observado que hackers podem roubar arquivos e infectar smartphones com malware e ransomware através de conexões USB inseguras, colocando os dados de milhões de usuários em risco.

Como todos sabem, as portas USB são projetadas para transferir dados, e é exatamente aí que mora o perigo. Apesar de a maioria dos smartphones usarem um padrão de transferência de dados restrito, segundo a Kaspersky Lab é comum que os usuários mexam nos dispositivos enquanto eles estão carregando, o que potencializa os riscos de roubo de informações. Mas os problemas não param aí.

Em seu comunicado, a companhia afirmou que por meio das entradas USB é possível que um invasor obtenha o seu número de telefone e faça o download dos contatos que estão armazenados no cartão SIM. Dessa forma, o hacker pode ligar para qualquer número às custas da vítima. Além disso, alguns smartphones podem estar suscetíveis a instalação de aplicativos indesejados, acesso às redes sociais e roubo de informações sigilosas. E o pior de tudo é que, de acordo com a empresa, tudo isso pode ser feito mesmo que o smartphone permaneça bloqueado.

Para minimizar os riscos, é imprescindível que o usuário conheça a procedência do computador ao qual o smartphone esteja conectado, e ainda assim o cuidado mínimo não basta, já que nem sempre é possível detectar ameaças no dispositivo. Como atualmente praticamente tudo está sendo feito nos smartphones, os hackers têm ficado cada vez mais atentos para encontrar formas de acesso às informações armazenadas nos aparelhos. Pensando dessa forma, vale atenção especial para evitar dor de cabeça.

Continua após a publicidade

Fonte: PocketNow