Anonymous ameaça Elon Musk após turbulência no mercado de criptomoedas
Por Roseli Andrion • Editado por Claudio Yuge | •

Manipular o mercado de criptomoedas é uma das atitudes polêmicas mais recentes de Elon Musk. O empresário desagradou muitos interessados no segmento, mas foi a indignação do grupo hacker Anonymous que causou mais espanto.
- Entenda por que os Anonymous querem que você “delete o TikTok imediatamente”
- Anonymous | Tudo sobre o grupo que vazou supostos dados do presidente Bolsonaro
Os ativistas alegam que a brincadeira de Musk demonstra um claro desprezo pelo cidadão comum. “Os comentários nos seus posts do Twitter mostram que seus jogos no mercado de criptomoedas destruíram vidas”, dizem os hackers.
No fim do vídeo, que já foi visto mais de 2 milhões de vezes, o Anonymous faz uma ameaça ao empresário. “Você pode achar que é a pessoa mais esperta do mundo, mas acaba de encontrar um concorrente à altura. Somos o Anonymous! Somos a Legião! Aguarde.”
O grupo hacker não tem sistema hierárquico entre seus integrantes, mas o vídeo contra Musk causou um pouco de confusão. Enquanto o perfil YourAnonCentral (que está ativo desde setembro de 2011 e tem 5,9 milhões de seguidores) promove o clipe, a conta YourAnonNews (ativa desde abril de 2011 e com 6,8 milhões de seguidores) nega envolvimento com ele.
Intervenções do grupo têm sido decepcionantes
Apesar de a advertência parecer sinistra, os passos mais recentes do grupo podem fazer crer que ela é apenas um alerta vazio. Diferentemente do que ocorria nos anos 2000 e 2010, quando o Anonymous era temido no subconsciente da internet, hoje em dia seus avisos não têm assustado.
Em 2015, por exemplo, houve a divulgação de mil nomes de supostos integrantes da Ku Klux Klan (KKK). Segundo a Vice, entretanto, a lista continha apenas identidades de supremacistas brancos publicamente conhecidas nos EUA. Ou seja, nada muito empolgante.
Outra divulgação decepcionante do grupo aconteceu há um ano, em 2020, logo após o assassinato de George Floyd — que levou a uma onda de protestos em todo o mundo. O Anonymous anunciou a uma invasão ao site do departamento de polícia de Mineápolis e divulgou uma lista com dados de residentes locais. A CNET, entretanto, diz que se trata de material antigo divulgado como novo.
O empresário ainda não comentou o vídeo publicamente, mas após sua divulgação publicou: “Não mate o que você odeia, salve o que você ama”. Ainda não se sabe o que o grupo pretende fazer contra Musk, mas vale lembrar que ataques a seus Tesla são possíveis. O Anonymous pode estar de olho nessa possibilidade.
Fonte: https://futurism.com/the-byte/anonymous-threatening-elon-musk