Câmeras digitais com WiFi podem ser invadidas e controladas por hackers

Por Redação | 01.04.2013 às 07:25

Se você utiliza um cartão Eye-Fi ou algum outro tipo de cartão wireless para enviar fotos da sua câmera para seu dispositivo móvel, ou então possui uma câmera com WiFi embutido, tome cuidado, pois suas fotos podem estar vulneráveis e desprotegidas.

Pesquisadores alemães explicaram que, caso seu cartão de memória não esteja bloqueado, ele pode ser tão vulnerável quanto uma rede doméstica desprotegida. E, dependendo da sua configuração, os invasores podem ter acesso a sua câmera, a todas as fotos contidas nela e até mesmo assumir o controle do aparelho.

A demonstração de vulnerabilidade foi feita durante a conferência de hackers Shmoocon 2013 utilizando uma Canon 6D SLR. Durante o evento, eles explicaram que é realmente importante que o fotógrafo se certifique de que seu cartão ou câmera está bloqueado. Cartões Eye-Fi, por exemplo, vêm por padrão protegidos com senha, e é preciso verificar se isso realmente acontece no dispositivo que está sendo utilizado.

Durante o vídeo de apresentação, os pesquisadores explicam que é importante verificar se o dispositivo em questão possui suporte para um protocolo de segurança, como o WEP. Eles ressaltam que, ao contrário dos servidores de computador, as câmeras não contêm registros que permitem que acessos não autorizados sejam detectados e /ou descobertos após o fato.

Confira o vídeo onde eles demostram como um ataque pode ser realizado: