Publicidade

Veja como participar do mutirão nacional de renegociação de dívidas

Por| Editado por Claudio Yuge | 01 de Março de 2023 às 12h19

Link copiado!

wayhomestudio/Freepik
wayhomestudio/Freepik

Nesta quarta-feira (1), começa a nova edição do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira que oferece descontos e prazos especiais para o pagamento de dívidas que estiverem em atraso. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), poderão ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado, entre outras modalidades.

Em nota, Amaury Oliva, diretor-executivo de Cidadania Financeira da Febraban, a renegociação de dívida costuma ocorrer por meio de alongamento de prazos, redução de taxas, alteração nas condições de pagamento, obtenção de recursos adicionais ou, ainda, a migração para outras modalidades de crédito mais baratas.

Segundo um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em janeiro de 2023, cerca de 65,19 milhões de brasileiros estavam inadimplentes. Dados da Febraban revelam que, no último mutirão, mais de 2 milhões de contratos foram renegociados pelos bancos, superando R$ 1,3 trilhão em saldo devedor e R$ 200 bilhões em parcelas suspensas.

Continua após a publicidade

Como participar do mutirão de renegociação de dívidas

No portal do Mutirão Nacional, os consumidores têm acesso à lista de bancos e instituições financeiras participantes, vídeos informativos, tutorias de como consultar os seus dados financeiros, como abrir pedidos de negociação, além de conteúdos para os brasileiros criarem uma relação mais saudável com suas finanças.

Como consultar minhas dívidas?

Continua após a publicidade

Para participar do mutirão, os interessados podem consultar gratuitamente empréstimos e financiamentos existentes em seu nome pelo Registrato, sistema do Banco Central que contém a lista de dívidas dos consumidores registradas nas instituições financeiras.

Já no portal Meu Bolso em Dia, os endividados podem utilizar planilhas gratuitas para descobrir o valor com que poderá contar para pagar as suas dívidas. O material já está pronto, com fórmulas de cálculos automatizadas, de maneira que os interessados devem apenas inserir as entradas e saídas de dinheiro para ter um raio-X das finanças.

Como renegociar?

A renegociação deve ser realizada diretamente com o banco ou instituição financeira, utilizando os canais oficiais disponíveis. O cliente deve informar a dívida que pretende quitar e perguntar quais são as condições oferecidas. Caso concorde com a proposta, peça para assinar o acordo. Se as opções ainda não forem ideais para a sua situação financeira, faça contrapropostas até chegar a uma resolução que atenda às suas necessidades.

Continua após a publicidade

Para pessoas em situação de superendividamento — situação configurada pela impossibilidade de pagar as dívidas sem comprometer o seu mínimo existencial — a orientação é procurar órgãos de proteção e defesa do consumidor. Ainda é possível realizar a negociação pelo site Consumidor.gov.br, porém, é um recurso exclusivo para usuários de nível prata ou ouro.

Fonte: Valor Investe