Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

TSE pretende tornar público o código fonte das urnas eletrônicas

Por| 20 de Setembro de 2018 às 22h55

Link copiado!

Agência Brasil / José Cruz
Agência Brasil / José Cruz

Durante um evento de segurança que ocorreu em São Paulo na última quarta-feira (19), Rodrigo Coimbra, chefe da seção de voto informatizado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), confirmou que faz parte do planejamento do órgão tornar público o código fonte das urnas eletrônicas.

A disponibilização do código fonte permitiria que qualquer pessoa com conhecimento em programação entendesse exatamente como funciona o sistema da urna eletrônica, o que ajudaria o público a entender melhor sobre a segurança contra fraudes desse sistema.

Essa é uma das principais demandas da comunidade de segurança durante um bom tempo, que defende que a divulgação do código fonte é uma ótima forma de mostrar transparência no processo eleitoral.

Apesar disso, ainda não há uma data exata para quando esses códigos serão divulgados, já que o Tribunal ainda precisa decidir sobre alguns pontos antes de efetuar a divulgação, como, por exemplo, o que fazer com partes do código que pertencem a empresas privadas e que talvez não possam ser revelados ao público.

Continua após a publicidade

Fonte: Folha de São Paulo