Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

São Paulo testa venda de passagens de metrô e trem via QR Code

Por| 03 de Setembro de 2019 às 21h20

Link copiado!

São Paulo testa venda de passagens de metrô e trem via QR Code
São Paulo testa venda de passagens de metrô e trem via QR Code

A partir desta terça-feira (3), passageiros que utilizam o Metrô e as linhas de trem da CPTM em São Paulo poderão participar de um teste que utiliza QR Code para fazer a compra de passagens.

A ação faz parte de um projeto-piloto da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM), e ocorrerá durante os próximos 45 dias em sete estações, sendo quatro da CPTM e três do Metrô.

As estações da CPTM que participam do projeto são: Autódromo (da Linha 9-Esmeralda), Tamanduateí (da Linha 10-Turquesa), Dom Bosco (da Linha 11-Coral) e Aeroporto-Guarulhos (da Linha 13-Jade). Já as estações do Metrô são: São Judas (da Linha 1-Azul) Paraíso (que faz a transferência da LInha 1-Azul para a Linha 2-Verde), e Pedro II (Linha 3-Vermelha).

Continua após a publicidade

A compra de bilhetes por QR Code poderá ser feita via cartão de crédito pelo celular (através do aplicativo VouD, disponível tanto para Android quanto para iOS), com cartão de débito na máquinas de autoatendimento (que estarão disponíveis apenas nas estações que participarão do teste), ou com pagamento em dinheiro diretamente na bilheteria (também apenas nos guichês das sete estações que participam do teste).

Segundo o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, o projeto é uma tentativa de reduzir os custos operacionais ao mesmo tempo em que garante mais praticidade para que utilizam o sistema metroviário. Em matéria recente, o Canaltech já mencionou como o uso do QR Code pode ser a próxima revolução do sistema de pagamentos no Brasil, e o transporte público é um dos muitos lugares que poderiam se beneficiar com a utilização da tecnologia.

Fonte: Metro