Prova de vida para obter Carteira Digital de Trânsito agora é orientada por voz

Prova de vida para obter Carteira Digital de Trânsito agora é orientada por voz

Por Rui Maciel | 26 de Abril de 2021 às 17h55
Google Play Store

Uma atualização no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) - que reúne, digitalmente, a carteira de habilitação (CNH) e o documento do veículo (CRLV) - agora permitirá ao usuário produzir a prova de vida (necessária para obter o documento) a partir de orientações por áudio. Antes, o usuário precisava realizar a leitura dos comandos na tela do smartphone - isso incluía movimentos como virar a cabeça para a direita e esquerda e piscar o olho. 

A novidade foi implementada pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Segundo Isidro Monteiro, analista do Departamento de Soluções Digitais para Trânsito (pertencente à estatal):

“A nova versão da prova de vida na CDT traz mais facilidade para o usuário no momento da sua realização, uma vez que as orientações de quais movimentos o usuário deve fazer são realizadas por áudio, o que antes era feito somente por texto. Agora, o cidadão tem à disposição texto e áudio”

Vantagens da CDT

Além de armazenar todos os documentos de porte obrigatório no trânsito (CNH e CRLV), a CDT avisa sobre o vencimento da CNH, permite a visualização de infrações cometidas e o pagamento de multas emitidas em parte do em diversos estados e municípios do país, além do Distrito Federal. 

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Outras funcionalidades disponíveis no aplicativo são o recebimento de notificações de recall, a relação de veículos de propriedade do cidadão, a lista de infrações de trânsito vencidas, a vencer e pagas e, ainda, a validade do exame toxicológico, que foi recentemente disponibilizado na CDT. Também é possível receber mensagens de campanhas oficiais do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

“Recentemente incluímos, também, a funcionalidade da pendência de recall no CRLV de veículos que receberam notificação de recall a mais de um ano e não realizaram a regularização", reforça Monteiro. "Após a inclusão dessa observação no CRLV, o documento não pode ser emitido novamente até que o recall seja regularizado”.

O aplicativo do CDT está disponível gratuitamente na Google Play (Android) e App Store (iOS). Depois de baixar o aplicativo, basta fazer o cadastramento. O usuário cria login e senha, que também servirão para acessar o Portal Gov.br, podendo ser utilizado em diversos outros serviços públicos online. Se o usuário já for cadastrado no portal do governo, basta usar os mesmos login e senha.

Leia também:

Fonte: Serpro  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.