Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Não recebeu restituição do Imposto de Renda? Veja o que pode fazer

Por| Editado por Claudio Yuge | 07 de Outubro de 2022 às 14h20

Link copiado!

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Receita Federal anunciou o quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda 2022. Os contribuintes tiveram acesso ao dinheiro na última sexta-feira (30), no entanto, diversos brasileiros não receberam os valores a serem restituídos. Segundo um balanço da Receita Federal, mais de 1 milhão de declarações foram retidas na malha fina.

Dentre as possibilidades que podem ocasionar o não recebimento da restituição do Imposto de Renda, estão: erro nos dados de conta do depósito e inconsistências na declaração do IR – o famoso "cair em malha-fina". Para todos os casos, é importante consultar a situação do cidadão e identificar qual motivo foi o responsável por reter o valor.

Continua após a publicidade

Como verificar a minha situação do Imposto de Renda?

Na primeira hipótese, de haver algum problema com o destino do dinheiro, os valores são direcionados para o Banco do Brasil. Dessa forma, o indivíduo deverá entrar em contato com a Central de Relacionamento do BB para solicitar o valor. O dinheiro ficará disponível para retirada dentro do prazo de um ano. O contato poderá ser feito através dos seguintes números:

  • 4004-0001 (capitais);
  • 0800-729-0001 (demais localidades);
  • 0800-729-0088 (contato especial voltado para deficientes auditivos).

Já no caso do contribuinte que deseja saber se caiu na malha-fina, é preciso consultar o status da declaração e verificar se existe alguma pendência. Confira o passo a passo, a seguir;

Continua após a publicidade
  1. No site da Receita Federal, acesse o e-CAC;
  2. Faça o login e clique em “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”;
  3. Na aba "Processamento", selecione a opção “Pendências de Malha”;
  4. Verifique o status da sua declaração e o motivo da retenção.

Vale ressaltar que os valores só serão disponibilizados quando o cidadão regularizar a sua situação perante à Receita Federal.

Fonte: Pronatec