MCTIC vai abrir oito laboratórios de inteligência artificial no Brasil

Por Natalie Rosa | 05 de Novembro de 2019 às 10h49
Reprodução

O Brasil vai ganhar oito laboratórios de inteligência artificial, segundo declaração do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, em anúncio nesta segunda-feira (4).

Os laboratórios serão responsáveis pelo gerenciamento, criação e trabalho em rede, sendo uma parte deles voltados à Internet das Coisas. Pontes contou que o objetivo principal será alinhar iniciativas já existentes no Brasil com o desenvolvimento da inteligência artificial.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

"Um desses laboratórios vai trabalhar nas fronteiras do conhecimento em inteligência artificial, com segurança cibernética, em conjunto com o Exército Brasileiro. Os outros sete serão de inteligência artificial aplicada. Dentre esses sete, que convergem para o planejamento estratégico, quatro estão conectados com o Decreto de Internet das Coisas, que prevê quatro câmaras: cidades 4.0, indústria 4.0, agro 4.0 e saúde 4.0", disse o ministro.

Imagem: Reprodução

O político justificou a criação dos laboratórios afirmando que, atualmente, somos capazes de raciocinar, planejar e criar ferramentas para resolver problemas e melhorar a qualidade de vida, sempre com foco no futuro.

"Criamos coisas magníficas, passamos por várias transformações – máquinas, motores, eletricidade, eletrônica, computadores, aviões – e chegamos a um ponto agora que é muito especial, que é a transformação digital. Temos ferramentas que ajudam a criar outras ferramentas que nos ajudam a planejar e a trabalhar em equipe", completou.

Ainda não há informações mais detalhadas sobre os laboratórios, como localização, temática, valores de investimentos e parceiros. Em nota à fonte, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações afirmou que um edital deve ser publicado em breve.

Fonte: Época Negócios

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.