Marcos Pontes

Marcos Cesar Pontes, Primeiro astronauta brasileiro
  • Nascimento

    11 de Março de 1963 em Bauru, São Paulo, Brasil

Marcos Cesar Pontes nasceu em 11 de março de 1963 em Bauru, São Paulo, Brasil e é um Tenente-Coronel da Força Aérea Brasileira aposentado, engenheiro, astronauta e político brasileiro mais conhecido por ter sido o primeiro astronauta brasileiro e Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, tendo assumido o cargo em 1 de janeiro de 2019.

Conquistou o bacharelado em tecnologia aeronáutica pela Academia da Força Aérea (AFA) em 1984, engenharia aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1993, mestrado em engenharia de sistemas na Naval Postgraduate School, California, em 1998 e também o título de bacharel em administração pública também pela Academia da Força Aérea.

Possui mais de 2000 horas de vôo em aviões da FAB, pilotando em 25 tipos de aeronaves, e foi selecionado para o programa espacial da NASA em 1998. Seu papel foi transportar um módulo construído no Brasil para a Estação Espacial Internacional. Foi o primeiro brasileiro a ir ao espaço.

Possui quatro livros publicados, como “Missão Cumprida” e “O menino no espaço”, e começou sua atuação política oficialmente em 2014. Neste ano concorreu ao cargo de deputado federal pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro) por São Paulo, conseguindo a suplência.

Em 2018 ficou com a segunda suplência do senador eleito de Major Olímpio (PSL - Partido Social Liberal). No mesmo ano, em 31 de outubro de 2018, foi anunciado como 22º Ministro de Ciência de Tecnologia do governo de Jair Bolsonaro, assumindo o cargo no primeiro dia de governo.