Publicidade

IPTV | Descubra se o seu aparelho será bloqueado pela ação da Anatel

Por| Editado por Claudio Yuge | 28 de Fevereiro de 2023 às 19h20

Link copiado!

drobotdean/Freepik
drobotdean/Freepik

O IPTV, ou Tv Box, é um aparelho que oferece acesso a diversos canais fechados e serviços de streaming, tornando uma televisão comum e uma smartTV. Apesar de ter várias marcas confiáveis e oficiais, alguns dispositivos vem modificados da fábrica para interceptar esses canais de maneira ilegal. A prática do "gatonet" é considerada criminosa e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revelou que irá bloquear o sinal, além de apreender os dispositivos ilegais.

No início de fevereiro, a Anatel anunciou um plano de ação para combater o uso e a comercialização de TV Box pirata. Segundo a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), cerca de 6 milhões de lares brasileiros possuem acesso ilegal à televisão por assinatura. Além disso, os dispositivos que não foram fiscalizados pela agência podem oferecer um risco para os usuários, com a presença de malwares.

Quais IPTVs serão suspensas?

Continua após a publicidade

Dispositivos que não possuem o selo oficial de homologação da Anatel ou que possuem acesso a todos os conteúdos de canais fechados e serviços de streaming sem precisar pagar a assinatura ou por um valor muito abaixo do mercado terão o sinal bloqueado a qualquer momento, visto que a Anatel já iniciou o processo.

Ao identificar os servidores que disponibilizam conteúdo pirata, o endereço de IP do equipamento será fornecido pela Anatel para a empresa que disponibiliza a internet, que realizará o bloqueio. A agência reforça que os consumidores não serão multados — apesar de o consumo de conteúdo pirata não ser permitido —, visto que o objetivo da ação é punir quem está lucrando com a comercialização e acabar com a estrutura da pirataria.

"Nós não estamos focados em punir esse consumidor, mas sim em proteger esse usuário. Porque ele, muitas vezes, por desinformação, está com o inimigo dentro da casa dele roubando seus dados. Além de estar prejudicando toda a rede de telecomunicação. Por isso, o nosso foco é bloquear esses IPs para que esse consumidor seja também protegido", explica Moisés Moreira, conselheiro da Anatel.

Continua após a publicidade

Alternativas legais ao IPTV pirata

Os modelos de TV Box dentro da legalidade que existem no mercado exigem o pagamento de uma assinatura mensal para os canais fechados e para os serviços de streaming. Algumas das opções são: Amazon Fire TV, Claro Box TV; Vivo Play; Roku Express; Oi Streaming Box; ou Google Chromecast.