Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

INSS vai oferecer prova de vida digital via celular a partir desta quinta (20)

Por| 18 de Agosto de 2020 às 21h15

Link copiado!

Reprodução/Informe Brasil
Reprodução/Informe Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em parceria com a Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia e a Dataprev, começou a testar a prova de vida digital com uso de reconhecimento facial de dispositivos móveis. O projeto-piloto passa a funcionar a partir desta quinta-feira (20) e deve atender na primeira etapa cerca de 500 mil usuários.

Para realizar a biometria facial, o INSS usará a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral. Serão selecionados, portanto, segurados que tenham carteira de motorista e título de eleitor. Os segurados devem receber o comunicado sobre a novidade por meio de mensagens enviadas por SMS, Central 135 e email. Quem receber provavelmente já deveria ter regularizado a situação, então, é importante realizar a prova de vida digital o quanto antes. 

A prova de vida é obrigatória para os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético. Anualmente, os segurados devem comprovar que estão vivos, para evitar fraudes e pagamentos indevidos de benefícios. Além disso, neste momento de pandemia de coronavírus (SARS-CoV-2), a substituição desse procedimento presencial ajuda a evitar filas e aglomerações nas agências.

Continua após a publicidade

Como realizar a prova de vida digital?

Para efetivar a comprovação remota, é preciso estar cadastrado com uma credencial no site gov.br e ter em seu dispositivo os apps Meu INSS (para Android e para iOS) e Meu gov.br (para Android e para iOS).  Você deve começar usando o primeiro. Procure pelo ícone “Prova de Vida” e depois clicar no botão dedicado. Você vai receber uma mensagem “Aguardando a validação facial”.

Em seguida, é necessário abrir o Meu gov.br. Clique no botão “Autorizações” e veja o cadastro “Pendente”. Depois, toque em “Autorizar”, confirmando-a. O app vai perguntar sobre documentação, como a do CNH. Após a resposta, permita que o aplicativo use a câmera do celular.

Continua após a publicidade

Daí é só seguir as instruções para encaixar o rosto, para que a câmera consiga captar bem a face no espaço para identificação da biometria. Após isso, é só voltar ao app Meu INSS e conferir a confirmação da prova de vida digital.

O site do INSS tem uma série de respostas para perguntas frequentes, então vale visitá-lo para saber mais antes de realizar o procedimento. Para isso, acesse este link.

Fonte: INSS