Publicidade

Inscrições do Prouni começam nesta terça-feira (23); veja como participar

Por  | 

Compartilhe:
Kampus Production/Pexels
Kampus Production/Pexels

As inscrições para as vagas de 2º semestre do Programa Universidade para Todos (ProUni) foram abertas nesta terça-feira (23). Pessoas que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos dois anos já podem usar a nota da prova para concorrer a mais de 240 mil bolsas de estudo em instituições de ensino superior. 

O período de inscrições dura somente entre os dias 23 e 26 de julho. Depois disso, o candidato pode apenas monitorar as notas de corte e aguardar os resultados da primeira chamada, divulgados em 31 de julho.

Como se inscrever no ProUni

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Todo o processo de inscrição é feito via internet, pelo celular ou computador. A pessoa precisa usar o login único do portal Gov.br para acessar a plataforma, que automaticamente sincroniza os dados das edições anteriores do Enem.

Siga estes passos: 

  1. Entre em acessounico.mec.gov.br/prouni;
  2. Pressione “Inscreva-se”;
  3. Clique em “Entrar com Gov.br”;
  4. Faça login com CPF e senha;
  5. Autorize o acesso;
  6. Preencha o formulário com informações básicas;
  7. Avance e insira os dados do grupo familiar;
  8. Escolha os cursos nos quais você deseja concorrer;
  9. Clique sobre a graduação para ver as opções de bolsa;
  10. Complete a inscrição e acompanhe as parciais.

Como funcionam as parciais

Após as primeiras inscrições, o sistema do ProUni determina uma nota de corte necessária para ganhar a bolsa em cada graduação, variando por turma e instituição de ensino. Caso a sua nota do Enem esteja abaixo do corte nas parciais, você pode mudar o curso ou a faculdade escolhida para uma opção mais acessível.

É possível mudar as escolhas até o último dia de inscrição — após o fim do prazo, o sistema considera a decisão mais recente do candidato.

Bolsas disponíveis 

Ao todo, a edição do 2º semestre de 2024 do ProUni oferece 243.850 bolsas de estudo — dessas, 170.319 são integrais (cobrem 100% do valor) e 73,531 são parciais (cobrem 50% da mensalidade). O programa inclui 367 cursos diferentes em 901 instituições de ensino superior em todo o país.

Continua após a publicidade

O estado de São Paulo oferece o maior número de bolsas, acompanhado de Minas Gerais, Bahia, Paraná e Amazonas.

Quem pode se inscrever no ProUni

O candidato precisa ter participado de uma das últimas duas edições do Enem, com média mínima de 450 pontos nas notas das cinco provas e sem zerar a redação. Além disso, precisa atender a pelo menos um destes critérios:

Continua após a publicidade
  • Ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede privada como bolsista integral;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição da rede privada, na condição de bolsista integral da respectiva escola;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição da rede privada, na condição de bolsista parcial ou sem bolsa;
  • Ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • Ser professor da rede pública de ensino, limitado apenas para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica (o limite de renda não é aplicado nesse caso).

A primeira chamada dos resultados será divulgada no dia 31 de julho, enquanto a segunda chamada está marcada para 20 de agosto. Depois disso, candidatos podem manifestar interesse na lista de espera nos dias 9 e 10 de setembro.