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Governo testa notificações no celular com dicas para uso de serviços digitais

Por| Editado por Claudio Yuge | 02 de Dezembro de 2021 às 19h30

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Envato/twinsterphoto
Envato/twinsterphoto

Os testes do programa Notifica Gov.Br já começaram. A ferramenta vai oferecer dicas de como usar os serviços públicos digitais aos cidadãos — a pandemia acelerou a transformação digital de várias funções dos órgãos nacionais. A primeira etapa deve atingir 40 mil motoristas do país: eles já começaram a receber mensagens com orientações para pagamento de multas de trânsito com descontos de até 40%.

O Gov.Br tem 116 milhões de usuários. Os alvos do teste são os condutores que ainda não aderiram ao Sistema Eletrônico de Notificações (SNE), disponível no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito e no portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O serviço vale para todas as multas aplicadas, mas multas vencidas não participam.

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As mensagens chegam pelo aplicativo Gov.Br, por e-mail e por SMS. Em breve, outros serviços serão adicionados. A iniciativa faz parte da Estratégia de Governo Digital 2020-2022, que prevê a ampliação da notificação ao cidadão em, no mínimo, 25% dos serviços digitais. Atualmente, 72% dos 4,8 mil serviços do governo brasileiro são totalmente digitais.

A ideia é que o governo se antecipe às necessidades do cidadão. “O Notifica Gov.Br muda a lógica da comunicação entre o Estado e a população. Nos tornamos mais preditivos e oferecemos serviços de forma antecipada a partir da personalização da experiência do usuário”, explica Fernando Coelho Mitkiewicz, secretário de Governo Digital.

A solução foi desenvolvida por equipes da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), com apoio da Senatran, do Ministério da Infraestrutura.

Fonte: Agência Brasil