Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Governo pode reduzir imposto de importação sobre produtos de TI

Por| 13 de Junho de 2019 às 12h20

Link copiado!

Governo pode reduzir imposto de importação sobre produtos de TI
Governo pode reduzir imposto de importação sobre produtos de TI

O governo federal está estudando uma redução nos impostos cobrados sobre a importação de produtos de tecnologia da informação. A proposta é do Ministério da Economia, que sinalizou um corte nos tributos para cerca de 4%, ao contrário dos 16% que são cobrados atualmente sobre o setor.

O principal intuito da medida é acelerar a economia e garantir mais competitividade às empresas nacionais que dependem de equipamentos e infraestrutura importados. Segundo Marcos Troyjo, secretário especial de comércio exterior e assuntos internacionais do Ministério da Economia, os efeitos seriam exponenciais em praticamente todos os setores do mercado nacional, uma vez que a tecnologia está presente em todos eles.

Para o representante do governo federal, produtos de TI funcionam como insumos. Ao baixar os impostos, a administração pública permitiria que as companhias brasileiras tivessem mais acesso às inovações tecnológicas. O objetivo final é a multiplicação da produtividade interna, afirma Troyjo, que sinalizou uma medida que parece ainda estar em seus estágios iniciais de estudo, mas pode virar realidade ainda no atual mandato presidencial.

A fala foi feita durante a abertura do Congresso Mundial das Câmaras de Comércio, que acontece até o final desta semana no Rio de Janeiro (RJ). Números sobre a medida ou uma possível previsão de aplicação, entretanto, não foram revelados pelo secretário.

Continua após a publicidade

Fonte: UOL