Governo inicia saque do abono salarial em 2025; veja o calendário
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno De Blasi |

Os primeiros saques do abono salarial do PIS-PASEP em 2025 foram liberados a partir desta segunda-feira (17) para pessoas que nasceram no mês de janeiro. O benefício pode ser consultado no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e o cronograma é dividido pelo mês de nascimento dos participantes.
O pagamento considera o ano-base de 2023 e pode chegar ao valor de até um salário mínimo para trabalhadores dos setores público (Pasep) e privado (PIS). Para participar, é necessário ter recebido até dois salários mínimos por mês e ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano-base (veja os requisitos completos abaixo).
O Canaltech tira as principais dúvidas sobre o benefício, incluindo:
- Calendário de pagamentos do abono salarial em 2025
- Quem tem direito ao abono salarial PIS-Pasep?
- Como consultar o benefício?
- Qual o valor do pagamento?
- Como sacar o abono salarial?
Calendário de pagamentos do abono salarial em 2025
Veja o cronograma de acordo com o mês de nascimento:
- Nascidos em janeiro: a partir de 17 de fevereiro;
- Nascidos em fevereiro: a partir de 17 de março;
- Nascidos em março e abril: a partir de 15 de abril;
- Nascidos em maio e junho: a partir de 15 de maio;
- Nascidos em julho e agosto: a partir de 16 de junho;
- Nascidos em setembro e outubro: a partir de 15 de julho;
- Nascidos em novembro e dezembro: a partir de 15 de agosto.
O prazo final para sacar os valores vai até o dia 27 de dezembro de 2025.
Quem tem direito ao abono salarial PIS-Pasep?
O benefício é pago para trabalhadores que atendem aos seguintes requisitos:
- Ter trabalhado por pelo menos 30 dias durante o ano-base (2023) com remuneração mensal de até dois salários mínimos (R$ 2.640,00);
- Possuir cadastro no programa (PIS/Pasep) ou no CNIS (com a data do primeiro emprego) há pelo menos cinco anos, ou seja, desde 2019;
- Ter os dados informados pelo empregador na RAIS até o dia 15 de maio de 2024 e no eSocial até o dia 19 de agosto de 2024;
- O empregador precisa contribuir para o Programa de Integração Social (PIS) ou ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
Como consultar o benefício?
O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital é a principal opção para descobrir se você é elegível ao benefício. Saiba como:
- Abra o app Carteira de Trabalho Digital (Android | iOS);
- Entre com a conta do Gov.br;
- Acesse o ícone de benefícios, representado por uma mão;
- Toque em “Consultar” na área referente ao abono;
- Veja se você atende a todos os requisitos.
Também é possível acessar a Carteira de Trabalho Digital pelo navegador (servicos.mte.gov.br) e ligar gratuitamente para a Central de Atendimento Alô Trabalho (telefone 158), disponível das 7h às 22h entre segundas-feiras e sábados.
Qual o valor do pagamento?
O valor máximo do abono salarial varia de acordo com a quantidade de meses trabalhados e pode chegar a um salário mínimo (R$ 1.518) para quem exerceu atividade remunerada durante todo o ano-base de 2023.
Para descobrir o valor, é necessário dividir o total do salário mínimo por 12 e multiplicar pela quantidade de meses trabalhados em 2023. Dessa forma, o pagamento pode variar de R$ 126,50 (para quem trabalhou por apenas um mês) a R$ 1.518.
Como sacar o abono salarial?
O pagamento para trabalhadores da iniciativa privada (PIS) ocorre pela Caixa Econômica Federal: quem já possui uma conta corrente ou poupança no banco recebe o valor automaticamente, mas também é possível obtê-lo pela Poupança Social Digital no aplicativo Caixa Tem ou em agências físicas da Caixa.
No caso do Pasep, para servidores públicos, o valor é pago pelo Banco do Brasil via TED ou Pix, mas também pode ser retirado em agências presenciais do banco.
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