Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Eleições 2024 | Prazo para regularizar título de eleitor acaba nesta quarta (8)

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Maio de 2024 às 05h30

Link copiado!

Agência Brasil / José Cruz
Agência Brasil / José Cruz

Hoje (8) é o último dia para tirar e regularizar o título de eleitor, mudar o local de votação ou coletar a biometria antes das Eleições Municipais de 2024. Caso o cidadão tenha alguma irregularidade na situação eleitoral, não poderá participar das votações em outubro deste ano — além disso, quem mudou de cidade precisa solicitar a troca de domicílio eleitoral para votar em outro município.

É possível fazer as mudanças antes do prazo de duas maneiras diferentes: de forma presencial num cartório eleitoral ou central de atendimento ao eleitor, ou pela internet, com o autoatendimento eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no portal Título Net. 

Prazo no RS será maior

Continua após a publicidade

Os residentes no Rio Grande do Sul terão o prazo estendido por mais 15 dias a partir do dia 8 de maio para as mudanças no título de eleitor. A decisão foi tomada pelo TSE em decorrência das chuvas, enchentes e alagamentos no estado.

Como descobrir se há alguma irregularidade com o título

Você pode consultar a sua situação eleitoral no próprio site do TSE:

  1. Acesse tse.jus.br/servicos-eleitorais/titulo-e-local-de-votacao;
  2. Insira o número de inscrição ou o CPF;
  3. Digite “Consulte”;
  4. Veja as informações.

Como regularizar o título de eleitor pela internet

O processo é feito no site de autoatendimento eleitoral do TSE, disponível via PC e celular, e pode ser usado para mudar dados cadastrais, corrigir irregularidades e trocar o local de votação. Porém, somente as pessoas que já coletaram a biometria podem usar os serviços online (se você ainda não fez isso, precisa recorrer a uma unidade presencial):

  1. Acesse tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral;
  2. Escolha uma das funções disponíveis;
  3. Envie os documentos e siga as instruções.

Se você prefere fazer o processo presencialmente, precisa consultar os locais de atendimento eleitoral na página do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de seu respectivo estado — muitas unidades dispensaram a necessidade de agendar uma visita nos últimos dias do prazo e no lugar disso atendem por ordem de chegada.

Continua após a publicidade

Procurado pelo Canaltech, o TSE informa que não é possível regularizar a situação eleitoral a partir do aplicativo do e-Título.