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Dinheiro esquecido | Começa o resgate nos bancos

Por| Editado por Claudio Yuge | 07 de Março de 2023 às 13h19

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Mufid Majnun/Unsplash
Mufid Majnun/Unsplash

Nesta terça-feira (7), o Banco Central disponibilizou o saque de dinheiro "esquecido" em bancos, instituições financeiras e cooperativas. A consulta foi reaberta na última semana e, segundo a autarquia, mais de 5,5 milhões das pesquisas tiveram um resultado positivo, ou seja, em que o titular do CPF possuía algum valor a receber.

Conforme revelou o BC, cerca de 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas têm cerca de R$ 6 bilhões a receber. A consulta ao sistema e o saque do dinheiro esquecido ficaram suspensos por 11 meses, mas voltaram no último dia 28 com novidades.

Dentre as mudanças anunciadas, estão: a inclusão de todos os tipos de valores previstos na norma, ampliando a possibilidade e o montante a receber; sala de espera virtual, sem a necessidade de agendamento; consulta a valores de pessoa falecida; mais transparência para quem tem conta conjunta — de maneira que ambas as partes serão informadas quando alguma solicitação for realizada; entre outras.

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Como consultar se tem valores a receber?

  1. No site Valores a Receber (SVR), clique no botão ''Consulte se tem valores a receber'';
  2. Para saber se a pessoa, empresa ou pessoa falecida tem valores a receber, na próxima página basta digitar o CPF e a data de nascimento, no caso de pessoa física. No caso de pessoa jurídica, deve ser digitado o CNPJ e a data da abertura da empresa;
  3. Caso tenha valores a receber, o usuário deve selecionar o item "Acessar o SVR".

Como solicitar o pagamento?

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Para pessoas físicas solicitarem o pagamento, é preciso ter uma conta no portal Gov.br de nível prata ou ouro. Já pessoas jurídicas podem acessar o sistema desde que tenham uma conta no site do governo com o CNPJ vinculado — com exceção para o vínculo de colaboradores.

Tendo isso em mente, seguindo os passos anteriores, faça login no site com a conta do Gov.br e clique na opção "Meus Valores a Receber". Para prosseguir, os usuários devem ler e aceitar o Termo de Ciência. Por fim, siga as orientações abaixo, conforme a opção que o sistema apresentar;

Se o sistema oferecer a opção "Solicitar por aqui":

O sistema pedirá que o usuário selecione uma de suas chaves Pix cadastradas, como campo obrigatório, e informar os dados pessoais. Em seguida, informará o número de protocolo para contato. O dinheiro deve ser depositado em até 12 dias úteis.

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A instituição poderá entrar em contato por telefone ou e-mail disponibilizados no cadastro para confirmar a sua identidade. Apesar de ser um procedimento de segurança, o BC alerta os usuários para não fornecerem senhas pessoais a ninguém.

Se o sistema oferecer a opção "Solicitar por aqui", mas não apresentar chave Pix disponível para seleção:

Neste caso, o solicitante deve entrar em contato diretamente com o banco ou instituição financeira pelos dados de contato disponibilizados e assim combinar a forma de devolução. Essa opção não tem previsão de prazo de recebimento do valor estipulado. Caso prefira, o usuário tem a opção de criar uma chave Pix e voltar ao sistema para solicitar o pagamento.

Se o sistema não oferecer a opção "Solicitar por aqui":

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Entre em contato diretamente com a instituição financeira pelo telefone ou pelo e-mail informado por ela para combinar a forma de devolução. Acessando o site pelo computador, o usuário consegue salvar, imprimir ou compartilhar o comprovante que contém dados sobre o valor a receber, incluindo o número de protocolo. No celular, é possível compartilhar o comprovante por e-mail ou por aplicativos de mensagens.

Fonte: O Globo