Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Câmara aprova antecipação de feriados na capital paulista [Atualizado]

Por| 18 de Maio de 2020 às 16h47

Link copiado!

Reprodução/Flickr Governo de SP
Reprodução/Flickr Governo de SP

Atualizado: esta notícia foi atualizada às 18h50 com informações sobre a aprovação dos feriados pela Câmara dos Vereadores de São Paulo.

Nesta segunda-feira (18), o governo de São Paulo propôs antecipar o feriado de 9 de Julho para a próxima semana na tentativa de ampliar o isolamento social no pico da epidemia de coronavírus no estado. Com isso em mente, o governador João Doria já chegou a encaminhar um projeto de lei à Assembleia Legislativa (em regime de urgência) solicitando que essa mudança seja feita. Por sua vez, na capital paulista a antecipação dos feriados já foi inclusive aprovada, por 37 votos a favor, 14 contra e uma abstenção.

Foi no último domingo (17) que a prefeitura da capital divulgou a medida. Acontece que o prefeito Bruno Covas encaminhou um projeto de lei à Câmara Municipal para antecipar dois feriados municipais para quarta e quinta-feira desta semana (20 e 21 de maio, respectivamente).

Continua após a publicidade

O feriado estadual mencionado por Doria seria antecipado para a próxima segunda-feira (25), o que desencadearia um feriado prolongado de seis dias em São Paulo, durando de 20 a 25 de maio. A medida é uma tentativa de postergar um lockdown (um isolamento social mais rígido) na região metropolitana. Segundo o próprio governador, há um protocolo pronto para a adoção da medida, mas o lockdown ainda não foi decretado. 

“A expectativa é que o projeto possa ser analisado em regime de urgência e possa ter aprovação majoritária dos deputados na Assembleia Legislativa”, declara o Governador. “Ficou muito claro que ao longo dos finais de semana e feriados nos últimos 56 dias, nós temos índices mais elevados de isolamento e isso contribui para o controle da pandemia”, acrescenta.

De acordo com publicação no site do Governo de São Paulo, a capital atualmente está com 91% dos leitos de UTI ocupados, e estimativa é que em 15 dias o sistema de saúde entrará em colapso.  O estado de São Paulo tem 63.006 casos confirmados de COVID-19 e 4.823 mortes.

Continua após a publicidade

O Secretário Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional) adiantou que vai solicitar aos prefeitos e prefeitas da Grande São Paulo, interior e litoral que adiantem dois feriados locais para os próximos dias 26 e 27 de maio. “Estamos orientando fortemente para que na região metropolitana de São Paulo seja feita a antecipação. A orientação para uma ação conjunta com as prefeituras é fundamental”, declara Vinholi. “Nós estamos em um mês crucial para o combate ao coronavírus em São Paulo, aqui é o epicentro da epidemia no Brasil”, acrescenta o Governador. 

Fonte: Governo de São Paulo