Como receber o PIS pelo Caixa Tem

Como receber o PIS pelo Caixa Tem

Por Kris Gaiato | Editado por Bruno Salutes | 01 de Junho de 2022 às 09h20
Divulgação/Caixa Econômica Federal

Trabalhadores elegíveis ao benefício podem receber o PIS pelo Caixa TEM. Os valores são disponibilizados para aqueles que tiveram a carteira assinada no período de 1971 a 04/10/1988. O benefício, inclusive, não deve ser confundido com o Abono Salarial, que também é disponibilizado no Caixa Tem.

As cotas PIS correspondem ao saldo acumulado na conta individual do trabalhador cadastrado no PIS. Esse saldo decorre dos valores creditados nas distribuições realizadas pelo Fundo PIS/PASEP nos exercícios financeiros 71/72 a 88/89, calculados proporcionalmente ao tempo de serviço registrado na conta e segundo o salário anual do trabalhador.

O Abono Salarial, por sua vez, é o benefício anual de trabalhadores que satisfaçam os requisitos previstos na Lei nº 7.998/90. O valor corresponde a, no máximo, um salário mínimo e é pago conforme o calendário anual determinado pelo CODEFAT.

A partir de 2019, com a vigência da Lei 13.932, o saque integral do saldo das cotas PIS ficou disponível. Aliás, aqueles que já fizeram alguma retirada ainda podem ter valores a receber. Então, não deixe de consultar o seu benefício.

Como receber o PIS pelo Caixa Tem

Se você possui conta corrente ou poupança, individual e com saldo na Caixa, é possível que o crédito tenha sido feito de forma automática. Portanto, verifique o aplicativo do banco e o app do Caixa Tem. É possível que o benefício esteja disponível na sua conta.

Para consultar o saldo do Caixa Tem basta selecionar o comando "Mostrar Saldo" (Captura: Kris Gaiato)

Aqueles que têm cartão de cidadão e senha podem receber o PIS em caixas de autoatendimento, lotéricas e correspondentes do Caixa Aqui. Esse método só é viável para valores de até R$ 3.000,00.

Na falta de uma conta Caixa e do cartão cidadão, os saques deve ser realizados em uma Agência da Caixa. Para tanto, é necessário apresentar um dos documentos a seguir:

  • Carteira de Identidade;
  • Carteira de Habilitação (modelo novo);
  • Carteira Funcional reconhecida por Decreto;
  • Identidade Militar;
  • Carteira de Identidade de Estrangeiros;
  • Passaporte emitido no Brasil ou no exterior.

Caso você não saque as cotas PIS, é possível que os valores sejam enviados para o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Nessa hipótese, basta realizar o saque do benefício quando ele estiver disponível para recuperar seu dinheiro.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.