ID Jovem: como se cadastrar no programa social para jovens de baixa renda

ID Jovem: como se cadastrar no programa social para jovens de baixa renda

Por Ariane Velasco | 21 de Abril de 2020 às 09h00
Captura de tela: Ariane Velasco

O ID Jovem, também conhecido como Identidade Jovem, é um documento usado para garantir a meia-entrada de cidadãos brasileiros da idade de 15 a 29 anos a eventos como shows, cinemas, clubes e quaisquer outros eventos que sejam artísticos ou culturais, bem como gratuidade em viagens interestaduais. Ele tem validade de 180 dias a partir da data de emissão. Após a data de validade, é necessário emitir um novo.

Para ter direito ao desconto, é necessário que o jovem tenha renda mensal familiar de até dois salários mínimos, independentemente de estar estudando ou não. Estudantes e deficientes (sejam físicos, mentais, sensoriais ou intelectuais) também têm direito ao desconto - assim como seus acompanhantes, no caso de incapacidade no desempenho de suas funções.

Caso o jovem atenda aos requisitos acima, é necessário que ele esteja cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Vale lembrar que o ID Jovem é diferente do ID Estudantil, uma vez que é direcionado para jovens de baixa renda e garante desconto em mais eventos - além das já citadas viagens interestaduais gratuitas.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Como faço meu cadastro no CadÚnico para o ID Jovem?

Se você tem direito ao benefício, é só levar documentos como RG, CPF, Certidão de Nascimento, Comprovante de Residência e CTPS até o CRAS mais próximo. Vale lembrar que os documentos devem pertencer a todos os residentes da casa. Uma vez que o cadastro tenha sido feito, é só esperar até que o seu número do NIS (Número de Identificação Social) seja disponibilizado - ele é necessário para que o cadastro no ID Jovem seja feito.

Cadastro no ID Jovem: como fazer pelo PC ou celular

Dito isso, vamos ao que interessa: se você já tem o número do NIS e quer fazer seu cadastro no ID Jovem, existem dois jeitos possíveis para começar a usar o benefício.

Pelo navegador da web, no computador

  • Primeiro, acesse o site do ID Jovem e clique em “Emitir ID Jovem”, no canto superior direito da tela.
O ID Jovem é emitido gratuitamente (Captura de tela: Ariane Velasco)
  • Depois, insira o número do seu NIS, seu nome completo, o nome de sua mãe e a data de nascimento. Por fim, é só clicar em “Gerar ID Jovem”, abaixo das informações inseridas, para que o seu documento seja emitido e você possa utilizá-lo - para isso, é só imprimir o arquivo gerado.
Caso você não lembre o número do NIS, clique em "Consulte aqui seu CadÚnico" (Captura de tela: Ariane Velasco)

Pelo smartphone

Já, para fazer o cadastro do ID Jovem pelo smartphone:

O ID Jovem pode ser usado também no celular (Captura de tela: Ariane Velasco)
  • Agora, inicie o aplicativo e insira as mesmas informações do cadastro pelo navegador da web (NIS, nome completo, data de nascimento e nome da mãe). Por fim, é só tocar em “Acessar” para que que o código QR do seu ID Jovem apareça na tela. Fácil, não é mesmo?
Após o cadastro no ID Jovem, um QR Code poderá ser escaneado ao pagar por eventos (Captura de tela: Ariane Velasco)

Para mais informações, consulte o FAQ do ID Jovem.

Você sabia que o ID Jovem garantia desconto de 50% em tantos eventos diferentes? Conte pra gente nos comentários.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.