Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bolsonaro inaugura sistema de comunicação na estação brasileira na Antártida

Por| 12 de Março de 2019 às 14h39

Link copiado!

Oi
Oi
Tudo sobre Oi

Em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro inaugurou ontem (11) os novos serviços de telecomunicações da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), na Antártida. O evento contou com a participação de representantes da Marinha do Brasil, do Governo Federal e da Oi, empresa responsável pela conexão.

Os cientistas e militares brasileiros que atuam no continente gelado agora possuem internet fixa de alta velocidade (que permite transmitir dados, fazer videoconferências e ligações); rede móvel com conexão 4G; acesso wi-fi distribuído por todas as instalações da estação e sistema de recepção de sinal de TV.

Ontem, também, foi oficializado um um novo acordo de cooperação para ampliar e modernizar os serviços de telecomunicações prestados pela operadora na Antártica. O evento foi marcado por uma videoconferência em que o presidente se conectou do Palácio do Planalto com a estação brasileira na Antártida.

Continua após a publicidade

Os sistemas de telecomunicações viabilizam a troca de dados entre as pesquisas de campo na Antártida e as instituições brasileiras que as apoiam, contribuindo para o programa científico que o Brasil realiza na região e abrange desde estudos sobre mudanças climáticas a pesquisas em biotecnologia que promovem avanços na medicina e na agricultura.

O acordo de cooperação entre a Marinha do Brasil e a Oi prevê, ainda, o treinamento e qualificação anuais dos militares componentes do Grupo-Base, que permanecem na Estação por mais de um ano, para a operacionalização do sistema e a manutenção dos equipamentos de telecomunicações. Além disso, a Oi realizará a revisão e manutenção preventiva dos equipamentos instalados na estação.

Fonte: Oi, Palácio do Planalto