Google I/O | Gboard passará a ser compatível com código Morse

Por Ramon de Souza | 09 de Maio de 2018 às 07h14
TechCrunch
Tudo sobre

Google

A Google anunciou incontáveis novidades durante o primeiro dia de sua conferência I/O 2018, e uma das revelações mais curiosas diz respeito ao Gboard, o teclado oficial da companhia que está disponível para Android e iOS. Em breve, o aplicativo ganhará uma atualização que lhe permitirá escrever em código Morse — uma linguagem razoavelmente simples e que costuma ser utilizada por diversas pessoas com dificuldades de comunicação.

O update faz parte do Hello Morse, um criativo projeto de acessibilidade digital criado pela Gigante das Buscas em parceria com a desenvolvedora Tania Finlayson, que possui limitações físicas e projetou um gadget capaz de transformar os movimentos de sua cabeça em indicações de códigos Morse. Com isso, ela consegue escrever textos no dispositivo eletrônico, que, por sua vez, transforma os escritos em voz usando a tecnologia text-to-speech.

Além de atualizar o Gboard para trabalhar com tal linguagem, a Google lançou um site especial (acessível apenas através de aparelhos com tal teclado instalado) que serve como um minicurso de Morse. Vale a pena observar que, embora o programa esteja disponível tanto para iOS quanto para Android, tal novidade só estará disponível, por enquanto, no sistema operacional do robô.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Fonte: TechCrunch, Experiments With Google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.